Perguntas Frequentes

FUNCIONAMENTO DO PONTO DE APOIO:

ProPes: Quem atende no Ponto de Apoio Fapesp da UFABC são servidores da ProPes que fizeram treinamento na Fapesp. Portanto, os servidores podem auxiliar e esclarecer algumas dúvidas gerais em relação às submissões, tipos de auxílio e prestação de contas. Porém, algumas dúvidas mais específicas talvez seja necessário o contato do pesquisador diretamente com a Fapesp através do “Converse com a Fapesp” (http://www.fapesp.br/converse) ou telefone: 3838-4000.

ProPes: Enviamos documentos à Fapesp, saindo de São Bernardo as Segundas e Quartas-feiras, e de Santo André as Terça e Quintas-feiras. Os documentos são via SEDEX com AR (aviso de recebimento) e rastreamento. Para cada remessa enviamos um e-mail com uma planilha detalhando todos os documentos que constam na remessa e, ao chegar na Fapesp a remessa é conferida e eles retornam o e-mail confirmando o recebimento.

ProPes: A Fapesp considera a data efetivamente recebida (habilitada) na Fapesp e não no Ponto de Apoio, portanto, os documentos com prazo de envio (por ex.: relatórios, prestação de contas, chamadas de propostas, etc.) devem ser encaminhados ao Ponto de Apoio com antecedência, considerando-se os dias de envio de remessa (disponível aqui), prazo do correio (normalmente, 1 dia útil após postagem) e prazos do malote da UFABC (quando utilizado este serviço).

DÚVIDAS REFERENTES AOS PROCEDIMENTOS DA FAPESP

ProPes.: Fornecemos modelos padronizados da descrição do Parque de Equipamentos, onde constam os equipamentos da CEM e de computação científica, e da descrição da Infraestrutura Institucional, onde constam, pessoal, Instalações (CEM, Biotério e Supercomputador) e serviços (biblioteca e internet) disponíveis. Se, para o desenvolvimento do projeto necessitar a utilização de outros equipamentos ou serviços específicos, os documentos correspondentes devem ser obtidos junto aos Centros. Para maiores informações veja no link: http://propes.ufabc.edu.br/formularios

ProPes: Sempre que a Fapesp aprovar a compra de material permanente,duas vias deste Termo deverá ser enviado juntamente com o Termo de Outorga assinado, pois a falta do mesmo bloqueia a liberação da verba.

ProPes: Na submissão é obrigatório o envio de no mínimo 3 cotações de diferentes fornecedores, para cada item de material permanente nacional ou importado solicitado, independente do valor deste material. Não é necessário apresentar proformas ou orçamentos formais em nome do pesquisador, podem ser enviadas cotações de preço simples, obtidas via internet no próprio site do fornecedor. Quando se tratar de fornecedor exclusivo de determinado material, não sendo possível apresentar as 3 cotações, deve ser encaminhada justificativa ou cópia da carta de exclusividade deste fornecedor.

ProPes: A aprovação deste auxílio para a apresentação de trabalho de pesquisa científica e/ou tecnológica, não resultante de apoio da FAPESP, será avaliada conforme o mérito do trabalho e poderá ser financiada em condições excepcionais. Na UFABC já presenciamos essa situação. No entanto, a Fapesp prioriza as participações com apresentação de resultados decorrentes de projetos de pesquisa financiados pela FAPESP.

 

Entre em contato

Bloco L - 3° andar

Avenida dos Estados, n° 5001

Sta. Terezinha - Sto. André - SP

CEP: 09210-580

Email: propes@ufabc.edu.br

 

Telefones

Gabinete: 3356-7614

Administrativo: 3356-7620/7618

IC: 3356-7617

CAP: 3356-7615/7616

Propes-SBC: 2320-6150/6151

CEM-SA: 4996-0028

CEM-SBC: 2320-6176

Biotérios: 3356-7511