IC - Perguntas Frequentes

  • Edital

O aluno primeiramente deve procurar um professor de sua área de interesse que esteja disposto a orientá-lo. Em conjunto, aluno e professor irão elaborar um projeto, o qual será submetido pelo orientador no sistema se submissões, formalizando a sua inscrição no processo seletivo para o programa de IC. Essa submissão deverá ser efetuada nos prazos divulgados nos editais. 

No site da ProPes há um catálogo de professores disponíveis para orientação de alunos ingressantes (estar nessa lista, porém, não  os obriga a  aceitar a orientação). Para visualizar, acesse o link http://propes.ufabc.edu.br/images/iniciacao_cientifica/Orientadores_Para_PDPD_e_JTC.pdf. O aluno pode, também, entrar em contato com outros professores. Na página principal da UFABC consta a lista dos docentes com sua área de atuação e e-mail. Além dessa forma, o aluno pode procurar nas páginas dos cursos de pós-graduação ou graduação que mais lhe interessam. Estas costumam ter uma descrição mais detalhada das atividades de pesquisa dos professores. Na página da PROPG (Pró-reitoria de pós-graduação) há a relação de todos os cursos de pós da UFABC: http://propg.ufabc.edu.br/cursos/. Existe ainda uma base de currÍculos científicos detalhados de todos os pesquisadores que atuam no Brasil http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar. Lá é possível fazer uma busca específica por nomes.

O primeiro edital (PIC/PIBIC/PIBIC-AF e PIBITI) é publicado em março e o segundo edital (PDPD), para alunos ingressantes, é publicado em junho. Essas datas podem variar a cada ano, por isso é importante acompanhar as notícias publicadas na página da ProPes. Após a publicação do edital as inscrições ficam abertas durante aproximadamente um mês (esse período também pode variar, confirme no edital publicado).

Sim. Existem agências de fomento, como a Fapesp, que tem seus próprios processos seletivos, critérios e datas. Muitos professores também possuem projetos de pesquisa com a Fapesp, o CNPq ou em parceria com empresas que também contemplam bolsas para iniciação científica. O CPIC – Comitê dos Programas de Iniciação Científica encoraja fortemente todos os alunos e orientadores a buscarem estas alternativas, e a ProPes fornece todo apoio necessário para isso,  contudo, a ProPes não tem controle sobre os critérios e normas destas bolsas. Os alunos devem contatar diretamente os professores ou as próprias agências de fomento para perguntar sobre este tipo de bolsa. 

A menos que você desenvolva sua IC através de projetos individuais de seus orientadores ou de outras agências de fomento (empresas, Fapesp, etc) o CPIC recomenda a todos os alunos, mesmo que não façam questão de receber bolsa ou não a queiram receber, que formalizem seu projeto junto à Pró-reitoria de Pesquisa, submetendo-o nos editais apropriados. Caso a oportunidade surja entre um edital e outro, você não precisa deixar de interagir com um professor e desenvolver a pesquisa. Trabalhe normalmente e quando o edital for lançado, submeta seu projeto, que certamente estará mais amadurecido e avançado do que estaria de outra forma.  Sem vínculo com a Pró-Reitoria de Pesquisa, o orientador apenas poderá disponibilizar um documento ao aluno atestando a execução da IC. Este certificado não será validado pela Propes e poderá não ser reconhecido em algumas situações. Alunos que fizerem IC através de agências de fomento receberão os certificados diretamente destas agências após cumprirem as exigências por elas estipuladas.

A inscrição deve ser efetuada exclusivamente pelo orientador através do sistema de submissões, disponibilizado através do link: http://ic.ufabc.edu.br/Submissoes/.

Não. Os projetos serão avaliados, e apenas aqueles aprovados passarão pelas demais etapas da seleção. É necessário ler atentamente o edital para verificar todos os requisitos e procedimentos, pois estes podem ser alterados a cada ano. O número de inscritos é sempre maior do que o número disponibilizado de bolsas. Dessa forma, nem todos os alunos com projetos aprovados serão bolsistas.

Os editais trazem a descrição dos critérios de ranqueamento para concessão das bolsas para os projetos aprovados. No caso de PIC/PIBIC é, sobretudo, o CR do aluno, havendo uma pequena ponderação quanto à experiência do professor proponente como cientista e orientador. No caso do PDPD o critério único atualmente é a nota do aluno no ENEM. Estes critérios devem sempre ser verificados no edital, sendo esta página de perguntas frequentes apenas uma referência genérica.

Sim. Caso manifeste interesse em seguir com a IC como voluntário, o aluno deverá entregar o relatório final (ver o edital) e participar do simpósio. Caso o relatório final seja aprovado pelo parecerista, aluno e orientador receberão certificados da ProPes idêntico aos dos alunos bolsistas.

Sim. Fique atento às instruções divulgadas junto aos resultados, na página da ProPes. A IC estará formalizada somente após a entrega dos documentos solicitados.

Sim. Será necessário elaborar e entregar um relatório parcial e um final nos prazos informados no edital. O orientador ficará responsável por encaminhar os relatórios através do sistema de submissões.

Sendo estágio obrigatório, isto é, exigido pelo curso, pode acumular as bolsas do estágio e de IC. Caso não seja estágio obrigatório ou tenha vínculo empregatício, o aluno deve cancelar a bolsa de orientação, podendo continuar voluntariamente.

O edital exige um tempo de dedicação de 20 horas semanais, em média. A distribuição disso ao longo do ano, envolvendo períodos de férias e provas, é estipulada caso a caso entre o aluno e seu orientador.

Não, a IC deve ser presencial.

Informe à Divisão de Iniciação Científica, a qual verificará se o CPIC autorizará a continuidade da IC.

Não há prorrogação de prazo para a entrega do Relatório Final de Iniciação Científica.

Pode, mas a Pró-Reitoria de Pesquisa não reconhece a figura do coorientador na formalização da orientação.

O horário será acordado entre aluno e professor, sempre respeitando o horário da escola em que o aluno está matriculado.

Pode, desde que o orientador aceite orientar no período em que o aluno não tenha as aulas regulares.

Não. Toda a documentação deverá ser preenchida, assinada e carimbada pelo responsável escola.

 

  • DOCUMENTAÇÃO

Casos extraordinários deverão ser justificados pelo próprio orientador, através de seu e-mail institucional, e serão avaliados individualmente pela ProPes.

  • Pagamentos

Os pagamentos são efetuados até o décimo dia útil de cada mês, podendo variar dependendo da disponibilidade orçamentária da universidade.

As contas bancárias dos alunos bolsistas devem ser abertas no Banco do Brasil. A conta deve ser corrente, exclusivamente no nome do bolsista e pode ser Universitária.

Segundo a Resolução 3.919/2010, estabelecida pelo BC (Banco Central), qualquer correntista pode obter uma conta bancária sem ter que pagar sequer um centavo ao banco de sua preferência. Informe-se em sua agência.

Se houver inadimplência quanto à entrega de relatórios ou se o aluno interromper a IC sem seguir as normas do edital, será solicitada a devolução das bolsas recebidas durante a inadimplência. O aluno com pendências também não poderá participar de outros editais da Iniciação Científica, assim como seu orientador, até que a situação seja regularizada.

Não. O aluno poderá utilizar as linhas dos fretados da UFABC, desde que haja vagas e dentro dos horários estabelecidos.

  • Desligamentos

É necessário preencher o formulário de desligamento que está disponível na página da ProPes, link http://propes.ufabc.edu.br/ic/iniciacao/formularios/desligamento.

Após a efetivação do desligamento, a equipe da IC enviará um e-mail ao aluno e ao orientador com a confirmação.

Tanto o aluno como o orientador podem preencher o formulário. Porém, de qualquer forma, o relatório de desligamento deverá ser encaminhado através do sistema de submissões pelo orientador.

O aluno deverá enviar ao orientador um relatório das atividades desenvolvidas até o desligamento. Esse relatório será revisado pelo orientador, o qual irá encaminhá-lo através do sistema de submissões. O prazo para envio do relatório é de 30 dias após a efetivação do desligamento.

Caso o relatório das atividades desenvolvidas não seja entregue no prazo, ou caso não seja aprovado pelo parecerista, será solicitada a devolução das bolsas recebidas. Neste último caso, será dado o direito de resposta ao aluno e eventualmente será solicitada a análise de um segundo parecerista.

  • Certificados

A declaração de conclusão da IC deve ser solicitada através do site da Pró- reitoria de Pesquisa. O link é: http://propes.ufabc.edu.br/ic/iniciacao/formularios/declaracao-horas. O prazo para retorno é de dois dias úteis.

O certificado de participação no Simpósio é disponibilizado na página da ProPes, para impressão pelos participantes.

  • Simpósio

Você deverá participar do Simpósio do ano seguinte, pois a apresentação do projeto no evento é exigência do edital.

Não. O pôster deve ser custeado pelo aluno que participará do evento.

Sim, a Pró-reitoria de Pesquisa disponibiliza um modelo de pôster no site. A metragem é 100 cm de altura por 90 cm de largura. O modelo disponibilizado está na dimensão correta para impressão.

Não. O aluno deve apresentar o projeto apenas no dia para o qual seu trabalho foi inscrito. Cabe ao aluno verificar a data correta de sua apresentação. Equívocos quanto a esta poderão acarretar a não emissão do certificado.

A inscrição é efetuada pelo orientador. O aluno deve encaminhar o resumo ao orientador, o qual irá submetê-lo no sistema, no eixo onde o trabalho melhor se encaixa.

Os prazos para inscrição são divulgados após a definição da semana em que o Simpósio ocorrerá.

Na página do evento são divulgados todos os trabalhos inscritos e a programação de cada dia. Verifique seu trabalho com antecedência.

A participação de todos é de muita importância para o evento e para a formação dos alunos.

Sim, o aluno voluntário precisa seguir o edital e apresentar o pôster no Simpósio. De outra forma não receberá o certificado de conclusão.

Bolsistas de outras agências de fomento podem apresentar o pôster no Simpósio. Concorrerão à premiação como os demais alunos.

Para evitar este tipo de ocorrência, o aluno deve certificar-se de que o orientador efetuou a submissão, relembrando-o se for necessário.  Caso contrário, o aluno deverá solicitar ao orientador que o inscreva no ano seguinte para que possa apresentar o projeto no evento.

Para receber a declaração de conclusão da IC é necessária a apresentação do pôster no evento, conforme exigido em edital.

  • Outras dúvidas, utilize o Converse com a Propes

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

Entre em contato

Bloco L - 3° andar

Avenida dos Estados, 5001

Bairro Bangu - Santo André - SP

CEP: 09210-580

Email: propes@ufabc.edu.br

 

Telefones

Gabinete: 3356-7614

Administrativo: 3356-7620/7618

IC: 3356-7617/7619

CAP: 3356-7616/7615

Propes-SBC: 2320-6150/6151

CEM-SA: 4996-0028

CEM-SBC: 2320-6176