O programa Pesquisador Colaborador da UFABC é o único processo institucional que permite a pesquisadores sem vínculo empregatício com a UFABC desenvolverem pesquisas nas dependências da universidade.
O programa visa fomentar a pesquisa científica e tecnológica na instituição, viabilizando a contribuição de colaboradores externos, e o desenvolvimento dos profissionais que queiram continuar se aprimorando como pesquisadores, com a obtenção de um nível de excelência em determinada área do conhecimento.
Além da permissão de acesso às instalações da UFABC, o programa permite ao pesquisador colaborar com as atividades didáticas e orientação de alunos de iniciação científica, desde contemple todos os requisitos preestabelecidos.
É permitida a participação de Pesquisador Colaborador (PC) bolsista ou voluntário.
A Resolução ConsUni no 201, de 27 de novembro de 2019 (publicada no BS no 897), estabelece as normas para o programa, REVOGA E SUBSTITUI as Resoluções ConsUni no 153 e no 154.
- Resolução:
- ConsUni Nº 201 - Regulamenta o Programa Pesquisador Colaborador da UFABC
- Instruções para participação no Programa Pesquisados Colaborador da UFABC:
- Inicialmente, o interessado deve procurar um supervisor, docente da UFABC, que se responsabilizará solidariamente ao pesquisador por seus atos e atividades no âmbito da instituição. O supervisor deverá atender aos critérios estabelecidos no artigo 5º da Resolução ConsUni nº 201.
- O supervisor será o responsável pela solicitação do cadastro junto à Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPes), encaminhando a documentação pertinente (vide artigo 9º da Resolução ConsUni nº 201) para o e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>, a partir de seu e-mail institucional.
Observação: O formulário de cadastro do pesquisador colaborador deverá ser enviado digitalmente por e-mail no formato editável do Word (.doc ou .docx - sem assinaturas) e PDF (esse sim contendo todas as assinaturas necessárias). Importante salientar que, em caso de uso de infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento do projeto, a solicitação de cadastro deve ser acompanhada da anuência do coordenador do laboratório em questão.
- A ProPes, ao receber toda a documentação e o formulário completamente preenchido e assinado, enviará e-mail à secretaria do Centro ao qual o supervisor está vinculado, dando ciência e aguardando aval para prosseguimento do cadastro.
- Após aprovação do Centro, via confirmação por e-mail, a ProPes providenciará o cadastramento do pesquisador no sistema.
- O pesquisador receberá um e-mail de confirmação da efetivação do cadastro, contendo também instruções para criar login de rede e e-mail institucional, e uma declaração de vínculo, que estará anexa.
- O pesquisador será informado quando o crachá de PC estiver disponível para retirada na ProPes. A pedido do pesquisador, o crachá poderá ser encaminhado para a ProPes do campus de São Bernardo do Campo.
- Inicialmente, o interessado deve procurar um supervisor, docente da UFABC, que se responsabilizará solidariamente ao pesquisador por seus atos e atividades no âmbito da instituição. O supervisor deverá atender aos critérios estabelecidos no artigo 5º da Resolução ConsUni nº 201.
- Documentação:
I – formulário de cadastro do pesquisador colaborador, disponibilizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, contendo anuência do coordenador de laboratório em questão (tanto no formato editável do Word - .doc ou .docx, sem assinaturas - quanto PDF - contendo todas as assinaturas necessárias);II – comprovante de cadastro no SIGAA, do projeto de pesquisa a ser desenvolvido (contendo nome do(a) pesquisador(a) como membro do projeto);III – comprovante de cadastro no SIGAA como usuário em laboratório de pesquisa da UFABC, quando o projeto envolver uso de infraestrutura laboratorial (contendo nome do(a) pesquisador(a) como membro da equipe técnica);IV – para pesquisadores com doutorado, cópia do diploma de doutorado ou de certificado de que faz jus ao título de doutor, reconhecido ou de validade nacional;V – cópia do termo de outorga da bolsa, ou documento equivalente, quando se tratar de pesquisador colaborador bolsista;VI – termo de ciência ética, pelo qual o pesquisador reitera estar condicionado ao regramento do Código de Ética e às sanções decorrentes dele.Ressaltamos a necessidade do envio do formulário de cadastro completamente preenchido nos formatos WORD e PDF. Assinaturas são obrigatórias no formato PDF. - Formulários:
Formulário de Ingresso no Programa Pesquisador Colaborador (necessário habilitar edição no word em alguns sistemas) | |
Formulário de Renovação/Alteração no Programa Pesquisador Colaborador | |
Formulário de Desligamento no Programa Pesquisador Colaborador |
- Dúvidas Frequentes:
O supervisor (docente com vínculo empregatício com a UFABC) deve cadastrar o projeto no Módulo Projeto de Pesquisa do SIGAA-UFABC, no qual o PC deverá constar como membro participante do projeto. Após a submissão do cadastro e validação, será possível gerar um print da página com as informações do projeto cadastrado, a partir de consulta no SIGAA-UFABC (sig.ufabc.edu.br/sigaa/public). Uma vez no site, clique em “PESQUISA” e selecione “PESQUISADORES” para ver os projetos cadastrados.
O supervisor (docente com vínculo empregatício com a UFABC) deve solicitar ao coordenador do laboratório em questão para efetuar o cadastro do PC como usuário do laboratório. Tal cadastro é feito no Módulo Laboratório de Pesquisa do SIGAA-UFABC, no qual o PC deverá constar como membro participante do projeto. Após a submissão do cadastro e validação, será possível gerar um print da página com as informações do laboratório cadastrado e lista de usuários, a partir de consulta no SIGAA-UFABC (sig.ufabc.edu.br/sigaa/public). Uma vez no site, clique em “PESQUISA” e selecione “LABORATÓRIO DE PESQUISA” para ver os laboratórios cadastrados.
Não, basta comprovar o cadastro como usuário em um dos laboratórios de pesquisa, o qual deve ser definido pelo supervisor, com a concordância do coordenador do laboratório em questão.