Programa Pesquisador Colaborador - UFABC

O programa Pesquisador Colaborador da UFABC é o único processo institucional que permite a pesquisadores sem vínculo empregatício com a UFABC desenvolverem pesquisas nas dependências da universidade.

O programa visa fomentar a pesquisa científica e tecnológica na instituição, viabilizando a contribuição de colaboradores externos, e o desenvolvimento dos profissionais que queiram continuar se aprimorando como pesquisadores, com a obtenção de um nível de excelência em determinada área do conhecimento.

Além da permissão de acesso às instalações da UFABC, o programa permite ao pesquisador colaborar com as atividades didáticas e orientação de alunos de iniciação científica, desde  contemple todos os requisitos preestabelecidos.

É permitida a participação de Pesquisador Colaborador (PC) bolsista ou voluntário.

A Resolução ConsUni no 201, de 27 de novembro de 2019 (publicada no BS no 897), estabelece as normas para o programa,  REVOGA E SUBSTITUI as Resoluções  ConsUni no 153 e no 154.

  • Resolução:
    • ConsUni Nº 201 - Regulamenta o Programa Pesquisador Colaborador da UFABC
  • Instruções para participação no Programa Pesquisados Colaborador da UFABC:

    • Inicialmente, o interessado deve procurar um supervisor, docente da UFABC, que se responsabilizará solidariamente ao pesquisador por seus atos e atividades no âmbito da instituição. O supervisor deverá atender aos critérios estabelecidos no artigo 5º da Resolução ConsUni nº 201.

    • O supervisor será o responsável pela solicitação do cadastro junto à Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPes), encaminhando a documentação pertinente (vide artigo 9º da Resolução ConsUni nº 201) para o e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>, a partir de seu e-mail institucional.

    Observação: O formulário de cadastro do pesquisador colaborador deverá ser enviado digitalmente por e-mail no formato do Word (.doc ou .docx) e PDF (estes contendo todas as assinaturas necessárias). Importante salientar que, em caso de uso de infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento do projeto, a solicitação de cadastro deve ser acompanhada da anuência do coordenador do laboratório em questão.

    • A ProPes, ao receber toda a documentação e o formulário completamente preenchido e assinado, enviará e-mail à secretaria do Centro ao qual o supervisor está vinculado, dando ciência e aguardando aval para prosseguimento do cadastro.

    • Após aprovação do Centro, via confirmação por e-mail, a ProPes providenciará o cadastramento do pesquisador no sistema.

    • O pesquisador receberá um e-mail de confirmação da efetivação do cadastro, contendo também instruções para criar login de rede e e-mail institucional, e uma declaração de vínculo, que estará anexa.

    • O pesquisador será informado quando o crachá de PC estiver disponível para retirada na ProPes. A pedido do pesquisador, o crachá poderá ser encaminhado para a ProPes do campus de São Bernardo do Campo.
  • Formulários:
Formulário de Ingresso no Programa Pesquisador Colaborador (necessário habilitar edição no word em alguns sistemas)
Formulário de Renovação/Alteração no Programa Pesquisador Colaborador  
Formulário de Desligamento no Programa Pesquisador Colaborador

 

  • Dúvidas Frequentes:

Se o processo já foi deferido pela Direção e toda a documentação está pronta, você deve dar seguimento. A ProPes fará cadastro de acordo com as Resoluções ConsUni nº 153 e nº 154 até 05/12/2019.

O supervisor (docente com vínculo empregatício com a UFABC) deve cadastrar o projeto no Módulo Projeto de Pesquisa do SIGAA-UFABC, no qual o PC deverá constar como membro participante do projeto.  Após a submissão do cadastro e validação, será possível gerar um print da página com as informações do projeto cadastrado, a partir de consulta no SIGAA-UFABC (sig.ufabc.edu.br/sigaa/public). Uma vez no site, clique em “PESQUISA” e selecione “PESQUISADORES” para ver os projetos cadastrados.

O supervisor (docente com vínculo empregatício com a UFABC) deve solicitar ao coordenador do laboratório em questão para efetuar o cadastro do PC como usuário do laboratório. Tal cadastro é feito no Módulo Laboratório de Pesquisa do SIGAA-UFABC, no qual o PC deverá constar como membro participante do projeto.  Após a submissão do cadastro e validação, será possível gerar um print da página com as informações do laboratório cadastrado e lista de usuários, a partir de consulta no SIGAA-UFABC (sig.ufabc.edu.br/sigaa/public). Uma vez no site, clique em “PESQUISA” e selecione “LABORATÓRIO DE PESQUISA” para ver os laboratórios cadastrados.

Não, basta comprovar o cadastro como usuário em um dos laboratórios de pesquisa, o qual deve ser definido pelo supervisor, com a concordância do coordenador do laboratório em questão.

Entre em contato

Bloco L - 3° andar

Avenida dos Estados, n° 5001

Sta. Terezinha - Sto. André - SP

CEP: 09210-580

Email: propes@ufabc.edu.br

 

Telefones

Gabinete: 3356-7614

Administrativo: 3356-7620/7618

IC: 3356-7617

CAP: 3356-7615/7616

Propes-SBC: 2320-6150/6151

CEM-SA: 4996-0028

CEM-SBC: 2320-6176

Biotérios: 3356-7511