Nome do Pesquisador: Almir Oliveira Neto (IPEN)

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 09/2018 à 09/2022

Pesquisadores Docentes da UFABC:
Everaldo Carlos Venancio

Pesquisadores Externos:
Almir Oliveira Neto
Luís Marcelo Garcia da Silva

Resumo: A aplicação de nanopartículas de Pt-Pd-Ru em células a combustível de etanol, já foi bem estudada e comprovada sua eficiência. Assim como a utilização de polipirrol com Pt, formando estruturas core-shell. Outro aspecto importante, é o polímero utilizado na formação da membrana. Muitos trabalhos utilizam o nafion como suporte para os nanocompósitos, sendo este amplamente empregado na forma de casting. Pesquisas recentes apontam a eletrofiação como uma forma mais eficiente de produção de membranas, pois cria poros interconectados o que aumenta a superfície de contato, pela formação de estruturas 3-D. Dentre os polímeros utilizados na confecção de membranas, o PVDF está sendo bastante empregado, pois possui piezoeletricidade, biocompatibilidade, flexibilidade e maior vida em fadiga. Apesar das inúmeras vantagens, ainda é pouco usado na área de catalise.

Nome do Pesquisador: Luana Sucupira Pedroza

Agência de fomento: FAPESP

Vigência: 08/2018 à 07/2023

Resumo: Controlar as reações químicas para obter energia de uma maneira mais eficiente é desafiador dado que as reações eletroquímicas ocorrem na interface sólido/líquido. Pouco se entende sobre essas interfaces heterogêneas num nível microscópico, tanto experimentalmente quanto de uma perspectiva teórica. O progresso nas simulações atomísticas com o desenvolvimento de metodologias e um aumento do poder computacional tem um importante papel no avanço da chamada eletroquímica ab initio. Isso permitirá predições quantitativas e assim um design específico ao material. Nesse projeto estudaremos em detalhe as propriedades estruturais e dinâmicas de eletrólitos aquosos em interfaces metálicas incluindo os efeitos quânticos nucleares e considerando o efeito do potencial do eletrodo, na presença de uma voltagem externa aplicada aos eletrodos. Isso será feito desenvolvendo-se uma nova estrutura computacional estado-da-arte baseada em metodologias ab initio, tais como a Teoria do Funcional da Densidade (DFT), métodos de funções de Green fora do equilíbrio (NEGF) e o formalismo de dinâmica molecular de integrais de caminho (PIMD). Dessa forma, teremos uma descrição melhor e mais detalhada da interface água/metal, permitindo uma correspondência entre a voltagem macroscópica e a (re)distribuição de carga interfacial microscópica em células de combustível eletroquímicas. Esse projeto envolverá uma forte colaboração entre grupos teóricos e experimentais tanto no estado de São Paulo quanto do Fritz Haber Institute - Max Planck Society em Berlin.

Nome do Pesquisador: María Cleofé Valverde Brambila

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 09/2018 à 12/2020

Pesquisadores Docentes da UFABC:
Andréa de Oliveira Cardoso

Pesquisadores Alunos da UFABC:
Adriel de Barros Simeão
Stefânia Bernardi Scopel
Briane Carla Coppi Ferreira

Resumo: O objetivo do projeto é o estudo do clima, as suas variabilidades e seus impactos em sistemas ambientais. Também, analisa e monitora os impactos nas grandes cidades metropolitanas no contexto de Clima Urbano. Consequentemente avalia cenários de Mudanças Climáticas, seus impactos, adaptação e vulnerabilidades nos diferentes sistemas ambientais.

Nome do Pesquisador: Marcelo Oliveira da Costa Pires

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 10/2018 à 10/2020

Resumo: Pretendo estudar a estabilidade de correntes persistentes em uma mistura de gases de Bose acoplada coerentemente e presa a uma armadilha na forma anelar a temperatura nula. O critério de estabilidade será obtido através da análise das excitações coletivas obtidas das soluções autoconsistentes das equações de Gross-Pitaevski para o estado fundamental e das equações de Bogoliubov-de Gennes para as excitações.

Nome do Pesquisador: Birajara Soares Machado (Instituto do Cérebro - Centro de Pesquisa Experimental - Centro de Pesquisas do Hospital Albert Einstein)

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 08/2018 à 08/2020

Pesquisadores Docentes da UFABC:
Andre Ricardo Oliveira da Fonseca

Resumo: Detecting signal transitions that relate to behavioral changes is a fundamental step on the study of brain activity. Nevertheless, currently there is no standard automatic staging technique and the process is often manually performed. In this project, we propose a method that employs the complexity of time series and cluster-weighted modeling for unsupervised data segmentation. The technique has several advantages: it is suited for short-length signals; it is well adapted to detect changes of rhythmic oscillations and has no modeling restrictive conditions. It provides an automatic and efficient staging process for simulated and biological data sets.

Entre em contato

Bloco L - 3° andar

Avenida dos Estados, n° 5001

Sta. Terezinha - Sto. André - SP

CEP: 09210-580

Email: propes@ufabc.edu.br

 

Telefones

Gabinete: 3356-7614

Administrativo: 3356-7620/7618

IC: 3356-7617

CAP: 3356-7615/7616

Propes-SBC: 2320-6150/6151

CEM-SA: 4996-0028

CEM-SBC: 2320-6176

Biotérios: 3356-7511