Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra: uma abordagem baseada em perfis conceituais

Nome do Pesquisador: Alessandro Jacques Ribeiro

Agência de fomento: CAPES

Vigência: mai/13 à nov/17

Resumo: Os resultados de macroavaliações como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio apontam melhorias nos indicativos de desempenho dos estudantes em Matemática. Entretanto, ainda que o crescimento no desempenho das notas possa ser considerado um avanço para a Educação Brasileira, muitas competências matemáticas ainda precisam ser desenvolvidas e construídas nos estudantes. A Álgebra foi elencada para assumir um dos papéis principais nesse projeto ao se observar que, apesar da ênfase dada nesta área da Matemática na Educação Básica, os resultados de tais avaliações explicitam as deficiências dos estudantes em seus conhecimentos algébricos. A experiência do pesquisador propositor desse projeto nessa área parece ratificar sua preocupação com os processos de ensino e de aprendizagem de Álgebra na Educação Básica, assim como na Formação do Professor de Matemática. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral investigar os conhecimentos algébricos desenvolvidos por professores, ao ensinar Álgebra na Educação Básica, utilizando-se de uma abordagem de ensino baseada em perfis conceituais. Trata-se de uma proposta de pesquisa que envolverá professores universitários, professores da Educação Básica, alunos de doutorado e de mestrado, e alunos de graduação, engajados em elaborar, desenvolver e analisar atividades matemáticas que contemplem diferentes significados de conceitos algébricos trabalhados nos ensinos fundamental e médio. Numa outra dimensão – complementar a essa primeira – será investigado como a abordagem dessas atividades matemáticas que contemplam diferentes perfis conceituais pode contribuir para a constituição e/ou ampliação dos conhecimentos algébricos dos professores e futuros professores envolvidos. Por fim, pretende-se como resultados desse projeto, produzir reflexões e construtos teóricos na direção de se delimitar o que se entende por Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra na Educação Básica.