Predição da morfologia de cristais com o uso de simulações de dinâmica molecular

Nome do Pesquisador: Fabio Furlan Ferreira

Agência de fomento: CAPES

Vigência: 07/2014 à 06/2017

Fanny Nascimento Costa (PDC)
Juliana Alves Pereira Sato (PDC)
Vânia Mendes do Prado (PPG-Nano, doutoranda)

Francesco Punzo (Università degli Studi di Catania)

Resumo: As indústrias farmacêuticas estão interessadas na possibilidade de prever a morfologia dos cristais de forma a otimizar o processo de produção de medicamentos. Na verdade, antes de sua utilização em formas de dosagens sólidas, é necessário compreender e caracterizar as propriedades físicas e químicas do insumo farmacêutico ativo, excipientes e suas misturas em pó, incluindo, entre outras possibilidades, hábito cristalino e tamanho das partículas. A morfologia de um sólido farmacêutico é de grande importância uma vez que esta propriedade pode influenciar as propriedades dos ingredientes farmacêuticos ativos, que podem variar entre diferentes formas polimórficas do fármaco. A forma amorfa de um fármaco tem o ponto de fusão mais baixo e, geralmente, uma taxa de dissolução mais rápida, podendo levar a problemas indesejados de reação ou degradação. De acordo com Bernstein – que avaliou a evolução do conceito de polimorfismo, sugerido há mais de um século – a definição mais adequada de um polimorfo é aquela dada por McCrone, em 1965: "A fase sólida cristalina de um dado composto resultante da possibilidade de pelo menos duas disposições diferentes das moléculas daquele composto no estado sólido". Para o caso mais específico dos fármacos, em 1982, Byrn atribuiu uma definição semelhante de polimorfismo como sendo: "as diferentes estruturas cristalinas em que um composto pode cristalizar. Polimorfos são normalmente caracterizados por seus grupos espaciais e parâmetros de rede". A última definição, fornecida pela FDA (U.S. Food and Drug Administration), sobre materiais cristalinos é: "formas cristalinas com diferentes arranjos e/ou conformações das moléculas na rede cristalina". Qualquer que seja a definição, é de comum acordo que uma descrição completa do polimorfismo na fase molecular, o qual é baseado nas diferenças de empacotamento cristalino, deve ser feita. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo realizar a predição da morfologia cristalina com o uso de modelagem computacional baseada em dinâmica molecular (DM). Os resultados obtidos serão comparados com imagens obtidas em microscópio óptico (MO). Além disso, dados de difração de raios X serão obtidos e as estruturas de diversos polimorfos, que não possuem uma descrição na literatura, serão determinadas. Os parâmetros de deslocamento atômico serão então correlacionados com os resultados obtidos da simulação computacional.

Avenida dos Estados, 5001

Bairro Bangu - Santo André - SP