Conhecimentos matemáticos numa perspectiva transdisciplinar: contribuição das ciências da cognição e do multiculturalismo para o currículo de Licenciatura em Matemática e a formação de professores

Nome do Pesquisador: Vivilí Maria Silva Gomes

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 04/2016 à 03/2020

Pesquisadores Alunos da UFABC:
Anna Maria de Moura Cavalcanti (estudante de mestrado)
Kaio Barbosa Laurentino (estudante de Iniciação Científica)

Pesquisadores Externos:
Nicole Francisca Henriques dos Santos (mestre em Neurociência UFABC)

Outros Colaboradores:
Elisabete Marcon de Mello (PDC sob minha supervisão no CMCC-UFABC)

Resumo: Este projeto trata da consideração do conhecimento lógico matemático e de sua importância nos processos de ensino-aprendizagem em geral, não só de Matemática, no contexto do currículo do Curso de Licenciatura. Considera-se que esses processos envolvam a construção do conhecimento em bases comunicativas com o mundo físico ou ambiental, o social, o interpessoal e o intrapessoal necessitando de uma atualização seja do ponto de vista dos achados recentes em Neurociência e Ciências Cognitivas bem como de uma abordagem multicultural que considere as múltiplas linguagens vigentes na contemporaneidade e presentes no Brasil. Tem como objetivos:1-)Propor metodologias de trabalho em sala de aula que contemplem os processos de ensino-aprendizagem dos futuros docentes numa perspectiva vivencial que integre a prática docente da escola básica; 2-) Propor estratégias que visem estabelecer a conexão entre um conjunto de disciplinas de sala de aula (teóricas) entre si ou disciplinas práticas, sejam em Estágio Supervisionado ou no Laboratório de Ensino de Matemática e Cognição - LAPEMC da UFABC onde os alunos possam vivenciar situações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de forma transdisciplinar; 3-) Propor situações-problema nas quais os alunos possam vivenciar processos metacognitivos e semióticos por meio da resolução de problemas guiados por um programa etnomatemático em movimento, seja em sala de aula bem como em oficinas complementares; 4-) Estimular a formação de grupos de estudos colaborativos compostos por alunos da Licenciatura e professores da rede pública de ensino de forma a colaborar para o processo de reflexão-ação ou pesquisa-ação tanto do professor em formação continuada como do aluno na sua formação inicial, mediados pela UFABC. 5-) Propiciar aos professores em formação inicial e continuada elementos e vivências que suscitem posturas reflexivas e críticas com perspectiva de ações autônomas e emancipatórias no contexto educacional.

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