Processos Cognitivos correlatos entre a aprendizagem da Música e da Ciência

Juliana Cristina Barbosa
Julio Cesar Santos Sousa

Outros Colaboradores:
Luiz Fernando Ortiz (Clube do Choro de Santos)
Danilo Tavares (Clube do Choro de Santos)
Luiz Antonio Pires (Clube do Choro de Santos)

Resumo: Neste projeto de pesquisa investigamos os processos de aprendizagem de Música e da Ciência Básica de maneira a que suas raízes cognitivas comuns sejam postas à prova, evidenciadas e estudadas. Para tal, e de forma a também fomentar a inclusão de quem está sob risco social, propomos usar materiais caseiros (e especialmente recicláveis) na montagem de experimentos e de demonstrações simples envolvendo conceitos básicos da ciência nos encontros com alunado objeto e parceiro da ação. Esta audiência é composta por jovens e adolescentes estudandes de música, da Escola de Música e Cidadania Luizinho 7 Cordas, que se encontram, muitos deles, sob forte ambiente de risco social. Dentro deste particular contexto, o tema do presente projeto se torna interdisciplinar, claro está, por solapar com temas da área de Ciências Sociais. O projeto apresenta como resultado várias manifestações cognitivas comuns e desenvolvimento de inclusão social acima do esperado. Mais detalhes estão nas literaturas concernentes ao título e decorrentes deste projeto. Para o professor Marcos, as atividades se complementam e acrescem de maneira ímpar ao trabalho desenvolvido. “O objetivo aqui é explorar e pesquisar os processos cognitivos comuns entre o ensino da música e da Ciência. Os alunos acabam absorvendo um conglomerado importante de conhecimentos que se complementam”. Para os alunos, a experiência foi divertida e bastante edificante. Fato este comprovado na fotografia que ilustrou a matéria. A atividade faz parte do cronograma estipulado pelo projeto, e que conta com palestras, workshops, bate-papos, entre outros. A importância da mesma foi evidenciada, inclusive, pelo Diário Oficial de Santos, no último dia 26. A publicação, que contou com fotografia dos alunos, enalteceu a parceria.