O Pibid e a Formação de Professores para a Educação Básica: análise da inserção de questões sociocientíficas no ensino de Ciências e Biologia

Nome do Pesquisador: Mirian Pacheco Silva Albrecht

Agência de fomento: CNPq

Vigência: nov/14 à nov/17

Resumo: Este projeto possui como objetivo analisar a inserção de questões sociocientíficas nas atividades de ensino planejadas pelos participantes do PIBID e o modo como os alunos da educação básica interagem com essas questões. Vale destacar que o PIBID surgiu a partir da necessidade de fomentar a formação de professores no Brasil, por meio da inserção de licenciandos nas escolas. Esse programa que foi lançado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) propõe bolsas de estudos aos alunos de cursos de licenciatura e, também aos professores que se dedicam ao projeto, tanto nas universidades quanto nas escolas públicas (BRASIL, 2009). Dentre os principais objetivos do PIBID destacamos o aumento do incentivo à formação de professores, a valorização do magistério, a vivência de situações reais de ensino e aprendizagem, e a utilização da sala de aula como espaço de observação e regência (BRASIL, 2009). Acrescentamos ainda que o PIBID visa promover melhorias na educação, mas se trata de um programa de iniciação, portanto é importante a realização de investigações sobre o desenvolvimento do PIBID. Sendo assim, nesta pesquisa qualitativa realizamos análise de planejamentos, observação de aulas e entrevistas com participantes do PIBID. Nossa expectativa é identificarmos elementos que possam subsidiar a elaboração dos planejamentos de ensino e a prática docente. Esperamos contribuir para a identificação de estratégias para a inserção de questões sociocientíficas no ensino de Ciências e Biologia com vistas à formação cidadã.

Avenida dos Estados, 5001

Bairro Bangu - Santo André - SP