Caracterização de ZnuA de Staphylococcus aureus como antígeno vacinal

Nome do Pesquisador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 03/2016 à 03/2018

Linha de pesquisa: Investigação dos mecanismos de patogênese e desenvolvimento de vacinas para S. aureus Alunos:
Patrícia Kaori Nagata
Wesley Júnior do Nascimento
Karolina Kaminski Garcia

Linha de pesquisa: Investigação dos mecanismos de patogênese e desenvolvimento de vacinas para S. aureus Pesquisadora colaboradora:
Michelle Darrieux Sampaio Bertoncini

Resumo: Infecções por Staphylococcus aureus representam um grande problema de saúde pública, principalmente em ambiente hospitalar, devido à emergência de linhagens multirresistentes a antibióticos. A aquisição de resistência é um fenômeno mundial e é fruto da transferência gênica horizontal entre S. aureus e Staphylococcus epidermidis, e entre S. aureus e bactérias de outros gêneros, como a Enterococcus faecalis. Por estas razões, a busca por novos alvos antibióticos, diagnósticos e também vacinais se torna cada vez mais relevante. Dentre as proteínas de S. aureus, as transportadoras de metal são ótimas candidatas, por serem conservadas e por serem necessárias no processo infeccioso na aquisição de micronutrientes, os metais de transição. Neste projeto, a proteína de fusão envolvendo a subunidade B da toxina colérica (CTB) e a transportadora de zinco, ZnuA, será avaliada em termos de imunogenicidade. Para isso, camundongos serão imunizados com a proteína de fusão CTB-ZnuA por via intranasal e intradérmica e serão desafiados com linhagem virulenta de S. aureus em modelo de sepse e colonização. Os níveis de anticorpos, coletados antes do desafio, serão avaliados por ELISA e também serão utilizados em ensaios da inibição de formação de biofilmes de S. aureus in vitro e ensaios de ligação e opsonização utilizando células de S. aureus intactas.

Avenida dos Estados, 5001

Bairro Bangu - Santo André - SP