INFLUÊNCIA DA DIETA NA ESTRUTURA DA COMUNIDADE BACTERIANA DO TRATO DIGESTIVO EM CUPINS NEOTROPICAIS

Nome do Pesquisador: Alberto José Olavarrieta Arab

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 08/2018 à 07/2020

Resumo: A evolução da relação simbiótica com microrganismos permitiu aos cupins decompor a lignocelulose ingerida de substratos derivados de plantas, incluindo fezes de herbívoros e húmus. Os cupins da subfamília Syntermitinae (Termitidae) podem ser agrupados em diferentes guildas alimentares variando de xilófagos e comedores de serapilheira até humívoros. Entretanto, alguns aspectos da digestão da lignocelulose na maioria dos cupins neotropicais ainda são pouco conhecidos e constituem uma boa oportunidade para avaliar questões relacionadas à ecologia alimentar no contexto da evolução e adaptação desse grupo de insetos a diferentes ambientes. O objetivo geral desta proposta é investigar os aspectos da alimentação e a da diversidade microbiana do trato digestivo de cupins através do sequenciamento Illumina do gene 16S rRNA. A proposta envolve determinar a diversidade e a composição funcional da microbiota bacteriana intestinal em duas espécies de cupins com hábito alimentar intermediário (Procornitermes araujoi e Silvestritermes euamignathus) e uma espécie com hábito alimentar mais restrito (Cornitermes cumulans, comedor de serapilheira) após a ingestão de diferentes tipos de substratos lignocelulósicos. Posteriormente será avaliada a atividade enzimática no trato digestivo dos cupins submetidos a diferentes regimes alimentares. Espera-se que as espécies de cupins que exploram vários tipos de substratos lignocelulósicos (dieta intermediária), tenham uma maior aptidão perante alterações na dieta devido à maior diversidade da sua microbiota intestinal. Adicionalmente, espera-se também que a digestão da lignocelulose seja mais eficiente no trato digestivo das espécies com hábito alimentar intermediário. Os resultados desta proposta serão importantes para o melhor entendimento das relações simbióticas entre cupins e seus simbiontes.