Nome do Pesquisador: Almir Oliveira Neto (IPEN)

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 09/2018 à 09/2022

Everaldo Carlos Venancio

Almir Oliveira Neto
Luís Marcelo Garcia da Silva

Resumo: A aplicação de nanopartículas de Pt-Pd-Ru em células a combustível de etanol, já foi bem estudada e comprovada sua eficiência.Assim como a utilização de polipirrol com Pt, formando estruturas core-shell.Outro aspecto importante, é o polímero utilizado na formação da membrana. Muitos trabalhos utilizam o nafion como suporte para os nanocompósitos, sendo este amplamente empregado na forma de casting . Pesquisas recentes apontam a eletrofiação como uma forma mais eficiente de produção de membranas, pois cria poros interconectados o que aumenta a superfície de contato, pela formação de estruturas 3-D. Dentre os polímeros utilizados na confecção de membranas, o PVDF está sendo bastante empregado, pois possui piezoeletricidade, biocompatibilidade, flexibilidade e maior vida em fadiga. Apesar das inúmeras vantagens, ainda é pouco usado na área de catalise

Nome do Pesquisador: María Cleofé Valverde Brambila

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 05/2018 à 12/2020

Gabriela Farias Asmus
Gilson Lameira de Lima
Humberto de Paiva Junior
Melissa Cristina Pereira Graciosa

Filipe Antonio Marques Falcetta (IPT)

Resumo: O projeto tem como objetivo avaliar os diferentes processos hidrológicos em bacias urbanas, com foco na ocorrência de inundações e alagamentos, produto das chuvas intensas nas bacias urbanas do ABC Paulista. Também analisa os impactos das inundações na saúde e no transporte.

Nome do Pesquisador: João Vicente Akwa

Agência de fomento: FAPESP

Vigência: 02/2018 à 01/2020

Julio Carlos Teixeira

Gunther Damaceno Barbosa (aluno de mestrado)
Mozart Azevedo Portilho Pinheiro (aluno de iniciação científica)

Resumo: Neste texto, é exibida uma proposta de projeto de pesquisa na área de pequenas turbinas eólicas, a ser executado na Universidade Federal do ABC – UFABC. Pretende-se fazer o estudo de uma microturbina de eixo vertical do tipo Savonius, pois considera-se que esse tipo de turbina possui simplicidade construtiva e algumas vantagens em seu uso, dentro da faixa de aplicação das pequenas turbinas eólicas, operando em ambiente urbanos. Se melhorias em seu desempenho forem obtidas, seu uso pode ser preferido em relação aos demais tipos de turbinas, tendo em vista que seu custo de fabricação é baixo. Dentre as possíveis formas de predição de seu desempenho, para execução de estudos de melhorias, estão os métodos experimentais e os numéricos. Os estudos numéricos podem fornecer uma grande gama de resultados e análises sobre a operação da turbina, mas na literatura sobre o assunto são encontrados poucos trabalhos que fornecem todas as condições para comparação entre estudos e reprodução de resultados. Entre os trabalhos numéricos, a maioria somente avalia o escoamento com simplificações em 2D. Tendo em vista essa escassez de trabalhos, neste documento é proposto um projeto que visa obter resultados experimentais do escoamento sobre um rotor Savonius em canal aerodinâmico de pequeno porte e fazer o uso desses resultados em simulações numéricas tridimensionais e transientes que empregam o Método dos Volumes Finitos, com finalidade de validação de resultados. Os resultados gerais serão úteis na continuidade dos estudos, sendo que podem ser utilizados em futuros projetos de desenvolvimento de um aerogerador de pequeno porte. Os resultados também colaborarão para o crescimento das pesquisas em energia eólica na universidade, dentro do curso de Engenharia de Energia.

Nome do Pesquisador: Jurandir Itizo Yanagihara (Escola Politécnica da USP)

Agência de fomento: FUSP

Vigência: 11/2017 à 10/2021

Prof. Dr. Daniel Jonas Dezan

KAYO HENRIQUE RODRIGUES (bolsista de mestrado) BRUNO JOSE NAGY ANTONIO (bolsista de mestrado)

Prof. Dr. Leandro de Oliveira Salviano Prof. Dr. Paulo Eduardo Batista de Mello Prof. Dr. Jurandir Itizo Yanagihara Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Sergio Frascino Muller de Almeida

Resumo: Um pacote comercial de CFD (Computational Fluid Dynamics) será modificado para incluir modelos avançados de cálculo de propriedades termodinâmicas e fluxos de calor turbulentos para simular o escoamento em compressores de CO2 supercrítico. Além disso, dois procedimentos de otimização serão avaliados e implementados (otimização paramétrica e otimização topológica) para a obtenção de um projeto ótimo sob vários envelopes operacionais. Também será conduzida a otimização do layout do labirinto de vedação para minimizar o vazamento de CO2 ao ambiente. Uma grande inovação de caráter científico e tecnológico é o desenvolvimento adicional de um simulador que permita a simulação do escoamento de uma mistura de CO2 e CH4 em condições supercríticas.

Nome do Pesquisador: Gabriela Castellano (IFGW/UNICAMP)

Agência de fomento: FINEP

Vigência: 12/2016 à 12/2019

Diogo Coutinho Soriano (coordenador no CECS/UFABC do projeto)