Otimização do processo de micro fresamento - Micro-O

Nome do Pesquisador: Luciana Wasnievski da Silva de Luca Ramos (IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas )

Agência de fomento: CAPES

Vigência: 08/2014 à 01/2018

Crhistian Raffaelo Baldo
Erik Gustavo Del Conte

Bruna Castilho dos Santos

Eckart Uhlmann - TU Berlim
Klaus Schützer - UNIMEP
Jan Mewis - TU Berlim

Resumo: Este projeto propõe a investigação da cadeia de manufatura de alta precisão a partir da modelagem digital da peça até a avaliação da sua qualidade final, focalizando a produção de micro-moldes em aço-ferramenta X40CrMoV5-1. O objetivo principal para o primeiro período de pesquisa é reduzir significativamente os tempos totais de processo e assim contribuir para o aumento da produtividade do micro-fresamento. Ao mesmo tempo, manter os requisitos mínimos relativos à rugosidade, tolerâncias dimensionais e tolerâncias geométricas necessárias para a produção de moldes de injeção micro-estruturados. Experimentos básicos serão executados dentro de limites pré-definidos para os parâmetros de corte, nos quais a segurança do processo (ex. quebra de ferramenta), o desgaste da ferramenta, a exatidão e a eficiência do monitoramento do processo serão analisados. Os conhecimentos ganhos dos experimentos iniciais serão usados para estabelecer limites operacionais do processo e planejamento das estratégias de corte. No escopo dos experimentos iniciais atenção particular será dada aos procedimentos e aos tempos de setup de processo considerando a precisão da fixação da peça, o setup da ferramenta e a geração dos sistemas de referência (datum frames), analisando-se as diferenças observáveis entre a superfície real usinada e suas coordenadas no processo de setup em condições de corte. Dados do monitoramento das principais variáveis de processo serão usadas em simulações para melhor compreensão destas relações e das suas implicações.

Avenida dos Estados, 5001

Bairro Bangu - Santo André - SP