Avaliação de Tecnologia On-line para Prevenção Primária de DCNT em Usuários de Serviços Básicos de Saúde do SUS

Nome do Pesquisador: Daniel Gustavo Goroso (Universidade de Mogi das Cruzes)

Agência de fomento: FAPESP

Vigência: 03/2016 à 02/2018

João Loures Salinet Júnior - processamento de sinais fisiológicos

Professor Dr. Robson Rodrigues (UMC) - processamento sinais fisiológicos
Dra. Silvia Bastos (Instituto de Saúde-SP) - saúde pública Profa
Dra. Tamara Iwanow Ciancarullo (USP-SP) - politicas públicas Prof.
Dr. Marcos Sleiman Molina (UMC) - cardiologia
Dra. Sandra Greger (Instituto de Saúde-SP) - saúde pública

Resumo: Introdução. O desenvolvimento de modelos para investigação das condições de vida diária baseado nos sinais fisiológicos do ser humano é importante para a avaliação da qualidade de vida, prevenção e controle dos fatores de risco das doenças crônicas não transmissíveis degenerativas como a obesidade, cardiovasculares, entre outras. Objetivo: Neste estudo pretende-se: i) Monitorar o gasto de energia diário, frequência e variação cardíaca, por meio da ferramenta FLEEM System® (Free Living Energy Expenditure Monitoring System®), em sujeitos com sobrepeso em escolas do município da cidade de São Paulo, tendo como desfecho primário a aferição do Índice de Massa Corpórea (IMC). Também será avaliada a repercussão do uso dessa nova tecnologia na qualidade de vida dos participantes do estudo e o grau de satisfação com o uso da tecnologia. Materiais e Métodos: Softwares e instrumentos de avaliação: Para a coleta de dados fisiológicos on-line será utilizado o FLEEM System®, cuja característica principal consiste na aferição via internet e tecnologia 3G de telefonia celular das seguintes variáveis: gasto diário de calorias, calorias consumidas, balanço energético, frequência cardíaca e variação cardíaca. A qualidade de vida será avaliada através do Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé (AUQEI), em sua versão traduzida, adaptada e validada para a língua portuguesa. Todos os participantes assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e serão submetidos à avaliação inicial para caracterização sócio-demográfica, registro de sinais vitais, medicamentos utilizados. Amostra: Serão incluídos neste estudo 200 sujeitos diagnosticados com sobrepeso, com idades entre 11 e 12 anos, de ambos os gêneros. Os sujeitos serão divididos em dois grupos, o grupo de estudo (GE) e o grupo controle (GC). Os sujeitos pertencentes ao GE serão monitorados on-line pelo FLEEM System®. Será investigada a distribuição dos dados demográficos e de avaliação inicial e final através de testes estatísticos. Resultados esperados: Com o uso desse instrumento de monitoramento on-line, pretende-se: a) Reduzir os índices de obesidade e fatores de riscos associados incluindo doenças cardiovasculares, combinando prevenção por meio do acompanhamento diário de cada sujeito no grupo de estudo quando comparado ao GC (p<0,05). b) Identificar os sujeitos e populações em situação de risco para tornar viável um tratamento não farmacológico ou acompanhamento eficaz de acordo com cada caso. c) Por ser um estudo prospectivo, a experiência e o conjunto de análises e estudos sobre as condições técnicas, científicas, econômicas e sociais dessa realidade ajudarão a projetar, para um futuro próximo, uma estratégia mais efetiva e abrangente para a população em estudo.