Validação de um sistema de determinação de atitude tolerante a falhas para a missão Cubesat NanosatC-BR2

Nome do Pesquisador: Luiz de Siqueira Martins Filho

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 05/2015 à 03/2018

Camila Bacconi Alves Garcia

Ricardo O. Duarte (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG)
Hélio K. Kuga (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE)
Valdemir Carrara (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE)

Resumo: A missão NanosatC-BR2 é resultado da cooperação Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Universidade Federal de Santa Maria (UFMS), e deve embarcar como cargas úteis uma sonda de Langmuir, para colher dados da ionosfera, desenvolvida no INPE, e o primeiro subsistema para determinação de atitude desenvolvido no Brasil (SDATF), fruto de cooperação entre Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do ABC (UFABC) e INPE. O protótipo de SDATF voará como carga útil para testar uma concepção de projeto para futuras missões de satélites de baixo custo. Esse sistema apresenta tripla redundância em termos de processamento para prover características de tolerância a falhas ao sistema, e utiliza como sensores um magnetômetro triaxial próprio baseado no efeito Hall, e sensores solares do NanosatC-BR2. Este projeto compreende aspectos de desenvolvimento da placa do sistema (a cargo da UFMG), a arquitetura geral do sistema e das ferramentas de tolerância a falhas (também da UFMG), e a preparação e os testes de validação do software de determinação de atitude a ser embarcado no SDATF, incluindo o algoritmo de determinação de atitude propriamente dito, e algoritmos auxiliares de propagação de órbita, de cálculo de posição do Sol e do campo magnético terrestre. O processo de validação inclui etapas de simulação de voo orbital, simulação de dados de sensores, e simulação de cálculos de posição do Sol e do vetor campo magnético terrestre a partir de modelos matemáticos otimizados em termos de preservação de memória e de tempo de processamento embarcado.