Estudo da correlação entre parâmetro de soldagem de aços de alta resistência pelos processos MAG e MIG-Brazing e sua microestrutura, propriedades mecânicas e comportamento de corrosão

Nome do Pesquisador: Gerson Luiz Mantovani

Agência de fomento: CAPES

Vigência: 03/2014 à 02/2018

Mainã Portela Garcia (aluna de doutorado UFABC)
Renato Altobelli Antunes (Professor CECS UFABC)

Vasant Kumar (University of Cambridge)

Resumo: Atualmente a indústria automobilística busca o uso de materiais que permitam a fabricação de veículos mais leves. Essa tendência se consolida como alternativa para a redução da emissão de gases, já que veículos mais leves levam à diminuição do consumo de combustíveis fósseis. Nesse sentido, o uso de aços de alta resistência e baixa liga (ARBL) permite a redução da espessura de componentes utilizados nos veículos, mantendo a resistência mecânica adequada para aplicações automotivas. Processos de soldagem são necessários para a fabricação desses componentes. Especialmente processos com possibilidade de automatização e de alta produtividade tais como os processos MAG e MIG-Brazing (soldabrasagem). A soldagem de aços de alta resistência é mais complexa em comparação com aços de média ou baixa resistência devido à possibilidade de formação de trincas a frio e amolecimento das regiões adjacentes ao cordão de solda. Essas características podem comprometer o desempenho mecânico do componente e também afetar de forma negativa sua resistência à corrosão. A literatura científica sobre a relação entre parâmetros dos processos de soldagem de aços de alta resistência e sua microestrutura, propriedades mecânicas e comportamento de corrosão é escassa. Este projeto visa contribuir com esta área, trazendo informações relevantes tanto para o conhecimento tecnológico dos processos de soldagem de aços de alta resistência empregados na indústria automobilística quanto para o conhecimento científico da área. Ao final do projeto espera-se identificar com clareza como as diferentes condições de soldagem afetam a microestrutura, propriedades mecânicas e comportamento de corrosão dos aços de alta resistência, fornecendo subsídios para a implantação bem-sucedida desses processos na Mercedes Benz e trazendo informações relevantes para o conhecimento científico na área em que o projeto se insere.