Osteoartrite de joelho: efeito da eletroestimulação transcraniana associada a exercícios na dor, função e representação cortical

Nome do Pesquisador: Abrahão Fontes Baptista

Agência de fomento: CNPq

Vigência: 11/2014 à 05/2019

Alexandre Hideki Okano
Yossi Zana

Janine Ribeiro Camatti
Mateus Gonçalves Nogueira

Cleber Luz Santos (UFBA)
Katia Nunes Sá (EBMSP)
Michael Lee (University Technical of Sydney - Australia)
Pedro Montoya (Universidat da las Illes Baleares - Espanha)

Resumo: A osteoartrite (OA) de joelho é uma doença com grande impacto na função e qualidade de vida dos indivíduos. Exercícios terapêuticos têm sido usados para tratar a dor e função, porém seus resultados são apenas a curto prazo. É possível que este resultado insatisfatório seja devido às mudanças plásticas que ocorrem no cérebro na presença de dor crônica. Isto faria com que a correção dos padrões de movimentos e aquisições de valências como força e resistência muscular, que podem ser atingidos pelos exercícios, sejam parcialmente impedidos por um cérebro com baixa capacidade plástica. Atualmente são desconhecidas as consequências da OA de joelho na excitabilidade e no mapeamento cortical do quadríceps, um músculo que apresenta-se em disfunção nesta doença. Também não se sabe o quanto pode ser efetiva a combinação dos exercícios com estratégias eletroterapêuticas que possam aumentar a plasticidade cerebral cortical nesta condição. Este trabalho visa investigar o efeito da Eletroestimulação Transcraniana com Corrente Constante (ETCC) associada a eletroestimulação do músculo quadríceps e exercícios na dor e função de indivíduos com osteoartrite de joelho, correlacionando seus possíveis achados com mudanças na excitabilidade e representação cortical dos músculos reto femoral, vasto lateral e vasto medial.