Nome do Pesquisador: JOSÉ FERNANDO QUEIRUGA REY

Agência de fomento: Sem Financiamento

Vigência: abr/14 à indeterminado

Resumo:

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir com outras políticas para a melhoria da qualidade desse egresso.

A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

Assim, além de auferir o nível dos alunos concluintes do ensino médio, o Enem também passou a ser uma porta de ingresso ao ensino superior.

A UFABC apoiou prontamente ao novo formato do exame, sendo uma das IES pioneiras na adesão ao Sistema de Seleção Unificada/SISU, lançado em 2010.

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão/ConsEPE determinou que esta seria a única forma de ingresso aos Bacharelados Interdisciplinares a partir de então e ofertamos a totalidade das vagas, inclusive às reservadas para cotistas, pelo novo sistema para os ingressantes em 2010.

Neste ano, a UFABC abandona o processo seletivo pelo vestibular tradicional que utilizou nos seus 3 (três) primeiros processos seletivos.

A experiência adquirida pela UFABC com a utilização do SISU desde o seu início nos permitiu perceber a importância de que o processo de aplicação do ENEM, imput básico do SISU, ser bem sucedido e eficiente. Vivenciamos todos as dificuldades e melhorias implantadas no ENEM, percebendo o potencial de utilização do SISU como processo seletivo.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão do MEC responsável por elaborar e aplicar avaliações educacionais, entre as quais o Exame Nacional de Ensino Médio/Enem.

Em 20 de setembro de 2011, o INEP constituiu a Rede Nacional de Instituições Públicas Federais de Ensino Superior (REDE IPFES), formada por Instituições Federais de Ensino Superior e por servidores do INEP, com o objetivo de refletir e propor melhorias no processo de aplicação de seus exames e avaliações.

Novamente a UFABC aderiu prontamente, ingressando na Rede e desde então participando ativamente de suas atividades, contando atualmente com uma equipe de 9 (nove) servidores indicados, todos com afinidade com o processo seletivo ENEM/SiSU.

O projeto "Acompanhamento dos exames da educação nacional para a proposição de melhorias na logística de aplicações" se insere neste esforço ao utilizar a mesma equipe que atua na Rede, coordenada pelo Pró-Reitor de Graduação.

O método de trabalho constitui-se de observações isentas com registros e elaboração de relatórios, posteriormente compilados e sintetizados em forma de diagnóstico, para facilitar a proposição de melhorias. Periodicamente as IPFES se reúnem sob o patrocínio do INEP e compartilham experiências por meio de discussões em grupos.

Os 9 (nove) servidores indicados pela UFABC, todos com afinidade com o processo seletivo ENEM/SiSU, estão cadastrados para atuar no Grande ABC, mas as discussões do grupo permitam um entendimento da realidade nacional da logística e aplicação dos exames.

Além disso, as IPFES validam as próprias práticas de sucesso e apreendem as melhores práticas das demais instituições participantes.

A nível local, a melhoria e valorização do Enem certamente trará maior visibilidade e inserção regional, aumentando a concorrência aos cursos da UFABC e possibilitando a captação de candidatos, não somente de melhor desempenho, mas também de maior afinidade com nossos cursos e com nosso Projeto Pedagógico, reduzindo taxas de evasão e aumentando o índice de formandos.

No âmbito geral, as melhorias em planejamento, logística, segurança, e outras que forem obtidas pela participação neste projeto deverão resultar em informações consistentes para auxiliar a formulação de políticas públicas da educação nacional.

Equipe:

Antonio Guilherme Medeiros Neto