Mobilidade Elétrica e Sustentabilidade Ambiental: Considerações Sobre Emissão de Poluentes Atmosféricos

Nome do Pesquisador: Ailton Conde Jussani

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 08/2018 à 08/2019

Resumo: Veículos são movidos por um motor a combustão interna, em geral a gasolina ou a diesel, em que uma mistura ar/combustível sofre compressão. Entretanto, a queima na câmara de combustão gera diversos gases nocivos, que são expelidos pelo escapamento. Sabe-se que motores elétricos têm níveis de eficiência superiores aos veículos movidos a combustíveis fósseis. No que se refere à viabilidade da indústria automotiva de baixo carbono, o carro puramente elétrico tem a bateria como sua única fonte de energia, com emissão veicular igual a zero. Justifica-se a utilização crescente de veículos elétricos em função de tecnologias limpa, renovável, sustentável, consciente e compartilhada. Contudo, desestimula-se a participação do consumidor de veículo elétrico e híbridos, VE&H, no mercado brasileiro devido a fatores econômicos, tecnológicos, baixo volume de escala e dependência de uma infraestrutura indisponível. Além disso, em uma época de recessão econômica, posterga-se cada vez mais para o futuro a realidade de um mercado que se consolida nos países desenvolvidos e coloca o Brasil cada vez mais distante em relação à competitividade internacional no setor automotivo. Neste contexto, o objetivo geral da pesquisa é identificar cenários entre utilização de veículos elétricos urbanos e níveis de emissão de poluentes atmosféricos, isto é, como a emissão de poluentes afeta a saúde da população. Para viabilizar a pesquisa, desenvolveu-se uma ampla revisão teórica dos temas: sustentabilidade ambiental, saúde pública nas cidades e metas de emissões veiculares. Uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório foi desenvolvida com o objetivo de ampliar o acesso e uso de bases de dados necessárias à avaliação e à proposição de políticas públicas para o VE&H. Justifica-se o desenvolvimento da pesquisa, pois no Brasil poucos são os incentivos para a aquisição de veículos considerados verdes, mais limpos e sem emissões, o que contribuirá para sustentabilidade ambiental e saúde pública nas cidades. Há um conjunto amplo de políticas que podem ser adotadas, com maior ou menor custo. Cabe ao Brasil eleger a eficiência energética como meta, abrindo espaço para veículos que não produzem emissões de gases nocivos ao meio ambiente e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida de populações urbanas.

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