O Ensino da expressão das características humanas nos materiais didáticos de Biologia para o Ensino Médio: Aproximações e Distanciamentos

Nome do Pesquisador: Fernanda Franzolin

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: ago/13 à ago/17

Resumo: Com o avanço do Projeto Genoma Humano, muitas características complexas passaram a ser compreendidas. Desse modo, autores como Dougherty (2009), Bizzo (1998), Camargo e Infante-Malaquias (2007) defendem a importância de não apenas ensinar a herança monogênica, mas também a herança das características complexas aos alunos. Concordando com tal importância, essa pesquisa procurará investigar: 1) quais exemplos de herança humana são citadas nos materiais didáticos de Ensino Médio, 2) como se classificam esses exemplos quanto a sua complexidade, 3) como alguns desses exemplos se aproximam e se distanciam do conhecimento de referência. A análise de dados se baseará nas etapas apresentadas por Marshall & Rossman (2002) e se utilizará de metodologia já empregada em pesquisa anterior (FRANZOLIN, 2012), a qual considera que o conhecimento escolar está sujeito a duas fontes de influências: o laxismo, que tende a distanciar o conhecimento a ser ensinado do conhecimento científico, visando deixá-lo mais acessível àquele que aprende; e o rigorismo, que tende a se opor a essa tendência, buscando sua correção e compromisso com os cânones científicos. Com essa pesquisa, espera-se obter um retrato de como a herança das características humanas complexas estão sendo tratadas nos livros didáticos.

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