Problematização e investigação e reflexão sobre a realidades escolar e a prática docente no contexto do PIBID

Nome do Pesquisador: Fernanda Franzolin

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: ago/13 à ago/17

Resumo: À luz de autores que defendem a formação de professores por meio da problematização da prática, da pesquisa e da reflexão da reflexão da prática (CARVALHO; GIL-PÉREZ, 2011; PIMENTA, 1997, 2002, 2005), esse projeto pretende investigar como o PIBID tem contribuído para formação de professores em atividades que envolvam tanto o levantamento de questões sobre a realidade escolar, a reflexão da prática e das situação observadas por meio de diálogo com referenciais teóricos e a pesquisa em torno da própria ação ou da realidade. Desse modo, este projeto possui as seguintes perguntas norteadoras: Quais os aspectos positivos e desafios os Pibidianos identificam em sua prática? Como a articulação entre teoria e prática ajuda o Pibidiano a modificar suas concepções prévias sobre educação? Quais problemas, investigações e soluções os pibidianos conseguem articular a partir da vivência com a prática e a reflexão conectada com a teoria? A metodologia adotada utiliza a análise dos Pibidianos de suas próprias regências vídeo gravadas, utilizando diferentes sentidos (apenas vendo, apenas ouvido e assistindo o vídeo completo), e a análise dos relatos escritos das impressões dos pibidianos antes e após cada um desses momentos e após o diálogo de suas reflexões com a teoria. Inclui, ainda, a análise de diários, portfólios e gravações de discussões do grupo em reuniões.

Entre em contato

Bloco L - 3° andar

Avenida dos Estados, n° 5001

Sta. Terezinha - Sto. André - SP

CEP: 09210-580

Email: propes@ufabc.edu.br

 

Telefones

Gabinete: 3356-7614

Administrativo: 3356-7620/7618

IC: 3356-7617/7619

CAP: 3356-7620/7616/7615

Propes-SBC: 2320-6150/6151

CEM-SA: 4996-0028

CEM-SBC: 2320-6176

Biotérios: 3356-7511