A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE NAS DIMENSÕES EDUCACIONAL, DE ENSINO-APRENDIZAGEM E EPISTEMOLÓGICA: INVESTIGANDO ASPECTOS QUE CONTRIBUEM PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS CRÍTICA

Nome do Pesquisador: Giselle Watanabe

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 02/2016 à 02/2018

Resumo: A complexidade é um termo que leva a inúmeras interpretações, seja do ponto de vista das ciências naturais e sociais ou mesmo do senso comum. De forma sistematizada, e considerando o contexto educacional, ela pode ser identificada por meio da Dimensões Educacional, de Ensino-aprendizagem e Epistemológica. Especificamente, na Dimensão Ensino-aprendizagem a complexidade refere-se às ações em sala de aula que incorporam aspectos da complexificação do conhecimento escolar, na Dimensão Educacional incorpora aspectos para uma formação mais crítica, complexa e reflexiva; e na Dimensão Epistemológica refere-se à perspectiva da complexidade e elementos da incerteza no contexto da ciência. Diante disso, esse projeto de pesquisa pretende investigar elementos que promovem uma aprendizagem no contexto da complexificação do conhecimento, tomando para isso distintas ações que vão justificar a necessidade de uma formação mais crítica. Metodologicamente, a pesquisa compreende etapas que são identificadas por pesquisas mais pontuais, a saber: (1) análise de estudos relacionados à temática da complexidade, com ênfase na articulação dos referenciais teóricos brasileiros e internacionais; (2) acompanhamento das pesquisas acerca da formação de professores (ensino básico e superior) que busquem uma formação mais crítica e complexa; (3) produção de materiais apoiados em temas e currículos mais atuais, que busquem o viés complexidade e que tratem de assuntos contemporâneos e próximos da realidade dos alunos; e (4) análise das ações na educação formal e de divulgação que são potencialmente capazes de promover um ensino mais crítico. Para análise dos dados será utilizada a Análise Textual Discursiva, tomando-se como parâmetro a perspectiva da complexidade e as estratégias usuais em estudos etnográficos. Dentre os resultados esperados estão (i) a caracterização do enfoque da complexidade nas pesquisas sobre a temáticas contemporâneas; (ii) aproximações e contrapontos da complexidade nos contextos específicos dos dois países envolvidos; (iii) produção de um conjunto de materiais de natureza complexa sobre as temáticas contemporâneas; e (iv) os possíveis aportes para o Ensino de Ciências e Física, em especial, considerando a formação docente e discente numa perspectiva crítica, complexa e reflexiva.