Perspectivas para a integração das tecnologias na educação básica: ambientes tecnológicos e programação para o ensino de ciências

Nome do Pesquisador: Marcelo Zanotello

Agência de fomento: FAPESP

Vigência: 04/2016 à 03/2018

Nelson Studart Filho

Verônica Gomes dos Santos (Mestre formada pelo programa de pós-graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática da UFABC).
Flavia Aparecida da Silva Zocoler (Mestranda do programa de pós-graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática da UFABC).

Elaine Silva Rocha Sobreira
Andressa C. Catapani Torel
Eliete de Moura Beserra Esturari
Sandra Estefânia de Almeida

Resumo: Com relação à inserção das tecnologias na educação, ainda é frequente observar-se um uso descontextualizado, reproduzindo-se práticas pedagógicas estritamente instrucionais que não contribuem para o letramento midiático dos alunos e a integração efetiva das tecnologias ao currículo em prol de uma educação criativa e colaborativa. A simples introdução de aparatos tecnológicos na escola é insuficiente para promover avanços significativos nas relações de ensino e aprendizagem. É preciso garantir uma formação docente específica, na qual o professor possa contar com uma parceria experiente em relação ao uso destes recursos para desenvolver seu potencial pedagógico. Diante deste contexto, buscamos compreender como a inserção das tecnologias no cotidiano educacional, integrada ao currículo de maneira contínua e contextualizada, pode transformar as práticas através de uma formação com vistas ao uso autônomo e consciente da tecnologia. Caracterizando-se como uma pesquisa colaborativa, de caráter qualitativo e que propicie a troca de saberes e a reflexão conjunta entre professores da escola e pesquisadores, este projeto tem por objetivos analisar a apropriação tecnológica educacional docente e discente, bem como os impactos nos processos de ensino e aprendizagem a partir de estratégias metodológicas e recursos variados em um ambiente adequado. Espera-se que as ações a serem realizadas propiciem relações frutíferas entre o oferecimento de um ambiente tecnológico adequado e as práticas pedagógicas desenvolvidas a partir dele por professores e alunos do ensino fundamental no âmbito da unidade escolar envolvida.

Avenida dos Estados, 5001

Bairro Bangu - Santo André - SP