Políticas públicas de inclusão no ensino superior: A experiência da UFABC

Nome do Pesquisador: Artur Zimerman

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 01/2009 à 01/2018

Pesquisadores Docentes da UFABC:
Sidney Jard da Silva
Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo

Pesquisadores Externos:
Ana Keila Mosca Pinezi

Resumo: Este projeto tem como objetivo abrir uma agenda de pesquisa sobre os primeiros ingressantes e egressos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) da Universidade Federal do ABC (UFABC), com especial atenção para o papel cumprido pela universidade nas recentes políticas públicas de inclusão no ensino superior. O problema de pesquisa pode ser formulado nos seguintes termos: Qual é a relação entre as ações afirmativas praticadas pela universidade e o perfil sócio-econômico dos seus alunos? As ações afirmativas praticadas pela UFABC contribuem, de forma efetiva, para a promoção de um ambiente universitário mais plural no que se refere às características econômicas, culturais e sociais do seu corpo discente? Para responder estas questões serão analisados os dados de um questionário aplicado aos alunos matriculados na universidade nos anos de 2009, 2010, 2011 e anos subsequentes. A coleta de dados se repetirá anualmente para dar conta das mudanças ocorridas no perfil dos alunos desta instituição.

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