Pensando o cinema, Investigação sobre os conceitos do cinema para Gilles Deleuze

Nome do Pesquisador: ANDRE LUIS LA SALVIA

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 08/2015 à 08/2018

Pesquisadores Alunos da UFABC:
Karina Tieni Yoshida

Resumo: Entre aqueles que se interessam por estudar as relações entre filosofia e cinema, as obras de Gilles Deleuze (1925-1995) são territórios abertos para diferentes enfoques de pesquisa. Os estudiosos dos livros Imagem-movimento (1983) e Imagem-tempo (1985) podem partir de diferentes projetos para exercitar a problematização conceitual, isso porque a obra permitiria, por exemplo, pesquisas sobre os comentários à filosofia de Henri Bergson e suas ideias sobre o tempo, a duração, o movimento e a memória. Poderiam se debruçar sobre a teoria das imagens e signos cinematográficos, que seria os componentes dessas imagens, os seus tipos e diversas relações criadas pela montagem. Outros poderiam se debruçar sobre as análises de mais de 150 autores refletindo sobre seus estilos e ainda pensar novos autores a partir de uma teoria do estilo. Há a possibilidade de abordar as condições de criação dos conceitos de imagem-movimento e imagem-tempo que dão título as obras e configuram-se como diferentes regimes de imagens.

Entre em contato

Bloco L - 3° andar

Avenida dos Estados, 5001

Bairro Bangu - Santo André - SP

CEP: 09210-580

Email: propes@ufabc.edu.br

 

Telefones

Gabinete: 3356-7614

Administrativo: 3356-7620/7618

IC: 3356-7617/7619

CAP: 3356-7616/7615

Propes-SBC: 2320-6150/6151

CEM-SA: 4996-0028

CEM-SBC: 2320-6176