A Mecânica revisitada: subsídios historiográficos para uma revisão de seu estatuto pedagógico

Nome do Pesquisador: Lucio Campos Costa

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 03/2016 à 03/2020

Alexandre S. Emygdio (Mestrando - MNPEF - UFABC)
Victor Galante (PDPD - UFABC)

Resumo: A Mecânica, enquanto um corpo de conhecimentos teóricos e práticos relacionados a natureza, constitui uma componente fundamental para a formação básica e cidadã dos indivíduos nas sociedades contemporâneas. No caso da formação em nível superior, a importância de tal componente para as carreiras da área de exatas transcende a dimensão da cidadania e assume um papel fundador de uma visão mais aprofundada sobre o funcionamento e o controle da natureza. Refletir sobre o atual processo de ensino-aprendizagem de temas relevantes para a formação básica e profissional constitui um tema atual, de grande relevância sócio-cultural e cujas implicações podem se refletir nas dimensões econômica, política e até mesmo religiosa de uma sociedade. À luz de tais considerações, o presente projeto pretende, em linhas gerais, investigar aspectos do desenvolvimento histórico da Mecânica a fim de subsidiar reflexões epistemológicas e pedagógicas que possam contribuir para a cultura e ensino do tema. Devido a esta grande amplitude a que o projeto se propõe, recortes temáticos e espaço-temporais específicos, configurando sub-projetos quase independentes, irão se constituir. Neste processo, o critério de priorização temática se fará de forma a permitir evidenciar o estado da arte dos debates historiográficos que tratam da gênese e do desenvolvimento da Mecânica. O levantamento de fontes primárias e secundárias, de natureza tanto escrita e material como iconográfica, será realizado através de buscas em acervos e bases de dados bibliográficos virtuais bem como através de pesquisas de campo (em museus, bibliotecas, sítios arqueológicos etc). A análise dos dados obtidos será realizada valendo-se de diferentes referenciais teórico-metodológicos, definidos conforme as exigências de c ada temática e da natureza das fontes a ela associadas. Espera-se com isso ser possível resgatar e identificar aspectos associados ao desenvolvimento da Mecânica que, ou ainda são desconhecidos, ou são pouco discutidos e inacessíveis aos contextos formativos tanto em nível básico como superior. Ademais, acredita-se que através deste tipo de pesquisa possa-se recolocar e aprofundar o debate sobre o ensino da Mecânica de uma perspectiva mais ampla e rigorosa, reverberando, inclusive, no fomento à elaboração de novas e inovadoras estratégias de ensino da Mecânica no nível básico e superior.

Avenida dos Estados, 5001

Bairro Bangu - Santo André - SP