Contribuições da metacognição no ensino de ciências

Nome do Pesquisador: Solange Wagner Locatelli

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 02/2017 à 02/2020

Resumo: A importância das estratégias metacognitivas tem se revelado a cada dia para o processo de ensino-aprendizagem em ciências, conforme pontuado por alguns estudos. Como o assunto é recente, tem-se muito ainda a compreender sobre sua efetividade, suas relações e demais aspectos envolvidos. A busca por estratégias que melhorem o aprendizado em ciências é desejável por toda comunidade científica, já que muitas são as dificuldades no ensino de ciências e, particularmente, na química. Esse projeto de pesquisa tem a intenção de se utilizar de uma metodologia qualitativa para possibilitar uma maior compreensão do processo como um todo, envolvendo discentes da graduação e da pós-graduação. Os instrumentos de coleta utilizados serão filmagens com transcrições, registros feitos pelos alunos, questionários, entrevistas, etc. para análise posterior. Como resultados, espera-se uma melhor compreensão desses processos envolvendo o papel da metacognição no ensino-aprendizagem de ciências, visando a divulgação deles em congressos e revistas científicas da área. A intenção é que o conhecimento produzido possa chegar à sala de aula, qualificando as práticas docentes.

Entre em contato

Bloco L - 3° andar

Avenida dos Estados, 5001

Bairro Bangu - Santo André - SP

CEP: 09210-580

Email: propes@ufabc.edu.br

 

Telefones

Gabinete: 3356-7614

Administrativo: 3356-7620/7618

IC: 3356-7617/7619

CAP: 3356-7616/7615

Propes-SBC: 2320-6150/6151

CEM-SA: 4996-0028

CEM-SBC: 2320-6176