OS INDICADORES DA CULTURA ESCOLAR PRESENTES NO CURRÍCULO E NA DISCIPLINA ESCOLAR DE FÍSICA

Nome do Pesquisador: Paula Fernanda Ferreira de Sousa

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 10/2016 à 10/2018

Resumo: Em tempos recentes, vêm sendo bastante discutidas propostas de currículos, incluindo o Ensino de Física, tanto no Brasil como em outros países. Ainda que a Física seja uma ciência dita exata, reconhecida por seu caráter paradigmático e, portanto, com leis bem definidas, essas discussões têm mostrado que elementos culturais também estão presentes nas definições tanto de currículo como das propostas para a disciplina escolar correspondente. Ao mesmo tempo, quando se pensa na Física, observa-se que a estrutura do conhecimento científico e sua epistemologia transcendem qualquer realidade cultural. Muitos aspectos que, para nós, se apresentam como sendo a forma "natural" da Física como disciplina escolar, na verdade, não o são, incluídas seleção de temas, sequências, formas de abordagem, assim como o processo didático, etc. Diante desse contexto, a proposta desse projeto é contribuir para um processo de "desnaturalização" do currículo da disciplina escolar de Física, investigando possíveis indicadores que expressem tanto diversidades culturais e elementos intrínsecos a diferentes realidades escolares, como aspectos que lhe são essenciais enquanto conhecimento, próprios da natureza da ciência. Em termos específicos, pretende-se: (i) construir uma matriz capaz de caracterizar as abordagens dadas à disciplina de Física em diferentes contextos escolares; (ii) analisar a proposta curricular de Física nacional, especialmente no nível médio, e compará-la com propostas curriculares implementadas recentemente em alguns países; (iii) investigar a percepção dos professores em relação à disciplina de Física que eles ministram nas escolas os materiais de apoio, os instrumentos de avaliação utilizados, etc.; (iv) investigar, em contraponto, a percepção dos alunos do ensino médio com relação às aulas de Física e (v) investigar a abordagem dada ao conhecimento da Física no âmbito escolar, através dos livros didáticos e dos materiais de apoio. As estratégias e metodologias de pesquisa a serem utilizadas são múltiplas, na medida em que se referem a diferentes níveis de abordagem e buscam articular dois diferentes âmbitos principais, sendo o primeiro relativo à análise documental, ainda que variada, e o segundo, ao levantamento de representações e concepções de protagonistas do processo educacional. Espera-se que o reconhecimento de possíveis indicadores culturais possa contribuir para escolhas mais conscientes no âmbito da física escolar, entendendo, também, que a explicitação destes elementos é um instrumento importante para dar significado à ação dos professores. Dessa forma, esse projeto se insere na linha de Pesquisa em Ensino de Física em suas articulações com as Teorias de Currículo.

Avenida dos Estados, 5001

Bairro Bangu - Santo André - SP