História do Conhecimento Indígena sobre os astros em cronistas do século XVI: fomento a educação científica reflexiva e multicultural através do conceito de Epistemologias do Sul

Nome do Pesquisador: MÁRCIA HELENA ALVIM

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 03/2017 à 12/2020

Resumo: Esta pesquisa intenta analisar os saberes dos indígenas tupinambás do século XVI sobre os astros, descritos nas obras de Jean de Léry e André de Thevet, bem como em outros documentos deste período a serem pesquisados no Arquivo do Tombo (Lisboa). Após esta análise buscaremos elaborar uma proposta teórico-metodológica visando a inserção desta temática no Ensino Fundamental da Educação Básica brasileira. Deste modo, o referido projeto se constitui em duas fases, uma primeira marcada pela pesquisa histórica e uma segunda fase, que produzirá uma pesquisa teórica acerca da articulação entre os saberes indígenas pesquisados e sua inserção no ensino de ciências. Buscando substanciar a pesquisa histórica, iremos nos embasar em perspectivas metodológicas e teóricas que discutem a ruptura com o eurocentrismo historiográfico, através da adesão a proposta teórica das Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos, no contexto de uma História Sociocultural das Ciências. A discussão sobre a inserção dos conhecimentos indígenas no ensino de ciências brasileiro se pautará pela perspectiva teórica da Educação Científica Reflexiva, como também, pelas reflexões da educação multicultural. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar os conhecimentos indígenas – tupinambás - sobre os astros, descritos em crônicas e documentos do século XVI, buscando inseri-los na educação em ciências do Ensino Fundamental. Para realiza-lo, partimos da premissa de que o estudo destes saberes, em ciências e em história, promove uma educação científica reflexiva que valoriza a diversidade cultural, característica fundante da sociedade brasileira. A metodologia que se desenvolverá esta pesquisa qualitativa consiste na análise historiográfica das fontes documentais, em sua primeira fase, seguida de uma análise teórica do potencial destes saberes na promoção de uma educação científica reflexiva.

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