Contextualização da nanotecnologia no currículo do ensino fundamental de ciências do estado de São Paulo: análise, proposta de estratégias didáticas e questões sociocientíficas (QSC)

Nome do Pesquisador: Mirian Pacheco Silva Albrecht

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 07/2017 à 07/2020

Viviane Viana Silva
Evonir Albrecht

Resumo: A inserção de temas contextualizados no campo da Nanotecnologia no currículo do Ensino Fundamental de Ciências do Estado de São Paulo pode ser um diferencial na apreensão de conhecimento e habilidades, que tornem possível ao aluno não só a compreensão e entendimento da importância desse tipo de tecnologia associada às Ciências Naturais em sua vida cotidiana, mas principalmente que o capacite a argumentar e se posicionar de maneira crítica frente às questões sociocientíficas (QSC) que possam influenciar de maneira impactante a sociedade como um todo. A Nanotecnologia se refere a um conjunto de estratégias tecnológicas inovadoras capazes de manipular, controlar e desenvolver materiais e sistemas como objetos, estruturas ou dispositivos em escala manométrica (atômica, molecular e macromole¬cular), cuja ordem de grandeza corresponde a um bilionésimo do metro. Tais sistemas, por apresentarem melhores propriedades, funções e desempenho devido às suas dimensões reduzidas, vêm criando impactos e competividade no desenvolvimento industrial e científico principalmente nas áreas de eletro-eletrônicos, comunicações, meio ambiente, química, física, biologia, novos materiais, saúde e medicina. Embora pesquisas em Nanotecnologia vêm sendo incentivadas e desenvolvidas no Brasil, a inserção dessa temática em currículos de Educação Básica do país ainda é incipiente. Deste modo, faz-se necessário não só a compreensão de conceitos, avanços, aplicações e implicações sociocientíficas e éticas da Nanotecnologia, mas principalmente a sua transversalidade em conteúdos curriculares de Ciências da Educação Básica para uma maior difusão do conhecimento científico e interesse dos alunos por áreas da Ciência e Tecnologia. Dentro dessa perspectiva inovadora e promissora, esse projeto propõe a análise de produções científicas relacionadas ao ensino de nanotecnologia na educação básica, e do Currículo do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo para a identificação e proposição de QSC relacionadas a conceitos e aplicações de Nanotecnologia contextualizadas no currículo de Ciências, bem como de estratégias didáticas para o desenvolvimento dessa temática em sala de aula. A pesquisa será de caráter qualiquantitativo, com a obtenção e análise de dados relacionados ao conteúdo do currículo de Ciências cujos resultados possam não só contribuir significativamente para a Educação Básica, mas principalmente criar um diferencial inovador no currículo do Ensino Fundamental de Ciências.