Estilos de raciocínio científico

Nome do Pesquisador: Valter Alnis Bezerra (USP)

Agência de fomento: CNPq

Vigência: 01/2016 à 12/2018

Lorenzo Baravalle (CCNH)

Outros Colaboradores:
Claudemir Roque Tossato (Prof. Dr. UNIFESP)
Osvaldo Pessoa Junior (Prof. Dr. USP)
Oswaldo Melo Souza Filho (Prof. Dr. Academia da Força Aerea)
Otávio Bueno (Prof. Dr. University of Miami, USA)
Pablo Rubén Mariconda (Prof. Dr. USP)

Resumo: Há diferentes estilos de raciocínio nas ciências: formas de conceber e investigar determinados domínios científicos, incluindo padrões de evidência, de inferência, e formas de constituição de objetos nessas áreas. Apresenta-se aqui um projeto de pesquisa empreendido por uma equipe de filósofos do Brasil e dos EUA, com duração de 36 meses (2015-2017), que tem como pressuposto central a tese de que a noção de estilo permite capturar aspectos relevantes da dinâmica da ciência que não seriam abarcados por outras noções metacientíficas como paradigmas, teorias, programas de pesquisa e tradições de pesquisa, e também possibilita a interpretação e a compreensão mais plenas do processo histórico de desenvolvimento do conhecimento científico e da prática científica. No curso da pesquisa, será realizada uma investigação em três frentes: (I) Uma reflexão filosófica teórica sobre a própria noção de estilo, tanto considerando as propostas já existentes na literatura quanto buscando o desenvolvimento de uma proposta própria. (II) Um mapeamento da variedade de estilos de raciocínio presentes na ciência (dedutivo, hipotético, experimental, estatístico, taxonômico, evolutivo, entre outros) e de suas características distintivas, bem como a exploração do seu potencial para a compreensão de aspectos da prática científica. Incluem-se aqui estudos de casos específicos. (III) A exploração dos desdobramentos possibilitados pela investigação teórica do item (I) e apoiada pelo mapeamento e pelos estudos de casos do item (II), no sentido de uma articulação de novos tipos de estilos (por exemplo, computacional-simulativo, imaginativo-teórico, instrumental).