ABC PAULISTA NO CONTEXTO DA HIPERFLEXIBILIZAÇÃO: reforma trabalhista, inovações tecnológicas, composição dos empregos e relações de trabalho na indústria de transformação em São Bernardo do Campo/SP

Nome do Pesquisador: Lucieneida Dovao Praun

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 06/2018 à 05/2020

Resumo: A pesquisa busca observar a dinâmica do mercado e das relações de trabalho sob o impacto das alterações recentes na legislação trabalhista, tendo como objeto unidades da indústria automobilística em atividade no município de São Bernardo do Campo, e seus possíveis imbricamentos com os efeitos de uma nova onda de inovação tecnológica. Ao fazê-lo, longe de limitar-se a situações localizadas, busca compreendê-las no contexto das transformações amplas em curso na economia mundial, objetivadas de forma singularizada no caso brasileiro e, em particular, no município em questão, que conta com forte presença do setor industrial em questão. Destaque-se que escolha do município em questão tomou como critério importante a presença de quatro unidades produtivas da indústria automotiva (Ford, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen). pesquisa ora proposta possui característica descritiva e explicativa. Por um lado, pretende, a partir de um segmento específico da indústria de transformação, sistematizar, descrever e contribuir para a compreensão sobre as alterações na composição dos empregos e relações de trabalho frente às mudanças na legislação que regula as relações capital / trabalho. Para o desenvolvimento da investigação proposta, além das fontes bibliográficas pertinentes, se utilizará do recurso da pesquisa documental, tendo como principais fontes para sistematização de dados: Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Cadastro Geral de Desempregados e Empregados (CAGED); Estatísticas disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em particular aquelas que compõem a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad); Estatísticas disponibilizadas pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), entre outras fontes pertinentes.