Relatos europeus acerca dos conhecimentos Indígenas sobre os astros: Fomento à educação científica reflexiva através da História das Ciências

Nome do Pesquisador: MARCIA HELENA ALVIM

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 02/2017 à 12/2021

Pesquisadores Alunos da UFABC:
Jonas Moreira Silva
Adriana Gallis

Pesquisadores Externos:
Sonia Brzozowiski

Resumo: Esta pesquisa, de caráter interdisciplinar, intenta analisar relatos europeus sobre os saberes dos indígenas tupinambás acerca dos astros, descritos em crônicas de viagens francesas e portuguesas dos séculos XVI e XVII. Dentre elas, destacamos as obras de Jean de Léry, Claude D´Abbeville, Gabriel Soares de Souza, Fernão Cardim e Pero de Magalhães Gandavo. Nosso objetivo principal constitui-se na compreensão de como estes conhecimentos foram descritos nas fontes documentais, relacionando-os ao processo de obtenção de informações sobre o Novo Mundo mediante a necessidade de consolidação da colonização portuguesa em terras brasileiras, e na inserção desta discussão histórica sobre o conhecimento na Educação Básica brasileira, especialmente na Educação Científica. As fontes documentais selecionadas serão analisadas através da perspectiva da História Cultural das Ciências, buscando as relações entre suas narrativas e as representações político-religiosas e epistemológicas, envolvidas na colonização do Brasil. Outra perspectiva de diálogo teórico refere-se a abordagem da História Atlântica e ao conceito de zonas de contato interculturais, utilizado por Kapil Raj, que valorizam a proposta de circulação do conhecimento e saberes através das interações entre diferentes culturas e suas práticas de consolidação e apropriação político-cultural diante de epistemologias diversas. Após esta análise de cunho histórico iremos propor uma discussão teórica sobre a inserção desta temática na Educação Básica brasileira, com ênfase na Educação Científica. Deste modo, o referido projeto se constitui a partir de duas propostas, sendo uma caracterizada pela pesquisa histórica e um segundo objeto que propõe a articulação entre os relatos históricos pesquisados e sua inserção no ensino, através das reflexões da História das Ciências. Buscando substanciar a associação interdisciplinar entre a pesquisa histórica e a educação científica, iremos nos embasar em perspectivas teóricas que discutem a ruptura com o eurocentrismo historiográfico, através da adesão a proposta conceitual das Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos.

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