Alfabetização Científica em professores em serviço: uma investigação no contexto de bioquímica dos alimentos.

Nome do Pesquisador: Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 06/2016 à 12/2018

Pesquisadores Docentes da UFABC:
Paulo de Avila Júnior

Pesquisadores Alunos da UFABC:
Giovanni Scataglia Botelho Paz

Resumo: O presente projeto de pesquisa pretende investigar os conhecimentos de um grupo de professores de química em serviço com a alfabetização científica, com especial atenção aos indicadores de alfabetização científica. A partir da realização de um curso de formação continuada para professores de química serão coletados os dados de pesquisa por intermédio do registro audiovisual, atividades escritas e entrevistas semi-estruturadas. Tais dados serão analisados a partir da ferramenta de interações discursivas, proposta por Mortimer e Scott (2002), a fim de se estabelecer os padrões de interação predominantes. Além disso, buscar-se-á acessar, através dos diálogos e das atividades escritas e desenvolvidas pelos professores participantes, os indicadores de alfabetização científica propostos por Sasseron (2008). Finalmente, será observada a relação entre os padrões de interação e os indicadores de alfabetização científica encontrados, investigando se existe e quais as possíveis inter-relações entre esses aspectos.

Entre em contato

Bloco L - 3° andar

Avenida dos Estados, n° 5001

Sta. Terezinha - Sto. André - SP

CEP: 09210-580

Email: propes@ufabc.edu.br

 

Telefones

Gabinete: 3356-7614

Administrativo: 3356-7620/7618

IC: 3356-7617

CAP: 3356-7615/7616

Propes-SBC: 2320-6150/6151

CEM-SA: 4996-0028

CEM-SBC: 2320-6176

Biotérios: 3356-7511