O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇAO DE PROFESSORES E NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Erika Sousa
Marcio Aparecido de Oliveira

Natália da Silva Miranda

Resumo: Astronomia, uma das Ciências mais antigas, tem fascinado o homem há muito tempo. Sua inserção no Ensino, porém, tem ocorrido de forma muito tímida. Nesta perspectiva, no Brasil, os documentos que norteiam a Educação Básica são os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Estes documentos, servem de base para a construção das Propostas Curriculares nos estados brasileiros, e, neles é reconhecida a importância do Ensino e Aprendizagem de conteúdos de Astronomia na Educação Básica. Nesta temática, como explicar que o tema Astronomia ainda não esta presente nas salas de aula de maneira efetiva?. Pesquisas apontam que os cursos de formação inicial de professores não oferecem disciplinas desta temática aos futuros professores, prejudicando sua formação. Propõe-se então, este projeto de pesquisa, para pensar e repensar estratégias e metodologias, bem como auxiliar e complementar a formação dos professores da Educação Básica e Educação Infantil do ABCD paulista nas diferentes áreas e níveis, com minicursos para complemento na formação, visto o grande apelo interdisciplinar deste tema. Oportunizar aos professores a construção de materiais didáticos de baixo custo para uso em sala de aula, testar tais materiais, reconhecer e entender o céu para estimular a criatividade dos alunos e sua inserção como futuros pesquisadores, outro aspecto extremamente relevante. Tais questões suscitam a urgência de refletir sobre como inserir conteúdos de Astronomia nos cursos de formação de professores, refletir sobre o como fazer para que estes conhecimentos cheguem as salas de aula. Nesta perspectiva, oportunizar aos professores de diferentes níveis, formação teórica e metodológica para que possam trabalhar esta temática em sala de aula torna-se urgente. Oportunizar a refletxão sobre a prática, levantando possibilidades e testando-as em sua prática diária, utilizando a Astronomia como alicerce para Alfabetização Científica na Educação Básica e Educação Infantil, bem como observar o desenvolvimento da temática partindo de Questões Sócio Cientíifcas na construção de um cidadão crítico e tomador de decisões.