Últimas Notícias

A FAPESP e a IBM apoiarão a criação de um Centro de Inteligência Artificial (IA), dentro do programa de Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) da FAPESP. O novo Centro deverá desenvolver pesquisa disruptiva, com potencial para promover mudanças de paradigma na área de IA. A componente básica do programa de pesquisa deverá aprofundar conhecimentos, enquanto a componente aplicada estará voltada para avanços que beneficiem o setor industrial.

O Centro de IA IBM-FAPESP fará parte da IBM AI Horizons Network e será a primeira instituição de pesquisa da rede na América Latina.

Está aberta a Chamada de Propostas para constituição do Centro. Serão recebidas propostas encaminhadas por um grupo de pesquisa ou por um consórcio de grupos liderado por um grupo de uma universidade ou instituto de pesquisa do Estado de São Paulo.

A Chamada contempla projetos em todo o espectro de conhecimento da IA. A componente aplicada da pesquisa deverá dirigir-se aos seguintes segmentos de mercado: recursos naturais (óleo e gás, mineração), agronegócio (inclusive genômica e biotecnologia), meio ambiente e setor financeiro. O Centro também poderá desenvolver estudos que explorem as implicações socioeconômicas da IA nesses segmentos.

A atividade do Centro de IA estará centrada em sua pesquisa. Para isso, ele deverá contar com uma equipe adequadamente dimensionada e capacitada para desenvolver pesquisa internacionalmente competitiva, tomados como referência os padrões de excelência global.

O Centro deverá desenvolver projetos em parceria com agências governamentais ou não governamentais e propiciar a formação de pequenas empresas que convertam os resultados das pesquisas em produtos ou serviços. Adicionalmente, ele deverá interagir com o sistema de ensino, especialmente nos níveis fundamental e médio. Para isso, o Centro de IA poderá explorar o Programa Melhoria do Ensino Público da FAPESP.

A apresentação das propostas será feita exclusivamente por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP pelo Pesquisador Responsável. A data final para submissão de propostas à FAPESP é 15 de abril de 2019. Na primeira quinzena de março, IBM e FAPESP promoverão reunião de trabalho para apresentação de temas e esclarecimento de dúvidas.

As instruções específicas aos pesquisadores do Estado de São Paulo podem ser encontradas em www.fapesp.br/12504

Convidamos à todos para a Palestra do Prof. Marek Szostak da Poznan University.

Data e hora: 19/02/2019 às 10h00

Local: Bloco B, Auditório 801.

Tema: Apresentação da Universidade de Tecnologia de Poznan e tópicos de pesquisa no Laboratório de Processamento de Polímeros na Faculdade de Engenharia Mecânica.

Os alunos bolsistas do PIC, PDPD, PIBIC-Jr. e PDPD-AF que queiram Informe de Rendimentos - Ano-Base 2018, enviar ao email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. as informações abaixo:

• Nome completo
  • RA
  • CPF

Lembramos que os orientadores com alunos bolsistas participantes dos programas PIC, PIBIC, PIBITI, PIBIC-AF, PDPD, PIBIC-Jr e PDPD Ações Afirmativas (Editais 01/2018, 02/2018, 03/2018 e PDPD-AF) devem submeter o relatório parcial até o dia 28 de fevereiro.

No caso de IC voluntária é necessário enviar apenas o relatório final, conforme editais.

O relatório (contendo as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto e avaliação do orientador sobre o aproveitamento do aluno) deve ser enviado como nova submissão no sistema.

A submissão deve ser efetuada através de um dos links abaixo, de acordo com o edital onde o projeto foi inscrito.

Edital 01/2018 (PIC, PIBIC, PIBITI, PIBIC-AF):

Edital 02/2018 (PDPD):

Edital 03/2018 (PIBIC-Jr):

Edital PDPD-Ações Afirmativas:

Divulgamos abaixo as chamadas públicas do CNPq que se encontram com inscrições abertas em Janeiro de 2019.