Últimas Notícias

O Resultado Final do Edital 02/2019 - PIBIC-Jr está disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa. Clique aqui para acessá-lo.

Estão abertas de 22/07 a 16/08/2019 as inscrições para o 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), que acontecerá entre 02/09 e 11/10/2019 nas faculdades, escolas, institutos e museus da USP.

Os estudantes melhor avaliados pelas Unidades apresentarão pôster na Etapa Internacional, que ocorrerá no dia 05/11/2019, na Cidade Universitária, São Paulo.

Iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, o objetivo do SIICUSP é divulgar resultados de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais.

Podem participar estudantes de graduação de qualquer instituição de ensino, bolsistas ou não, que tenham desenvolvido trabalhos de Iniciação Científica ou Tecnológica. Ao realizar a inscrição, os estudantes devem selecionar a cidade e a Unidade pertinente a sua área de pesquisa. Em caso de dúvida, deverão contatar as Comissões de Pesquisa das Unidades.

Mais informações estão disponíveis em http://siicusp.prp.usp.br/pt/home/.
As inscrições devem ser realizadas em https://uspdigital.usp.br/siicusp/.

O Resultado Parcial do PIBIC-Jr. já está disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa. Clique aqui para acessá-lo.

Informamos que o Resultado Final do Edital 01/2019 (PIC/PIBIC/PIBITI/PIBIC-AF) já está disponível. Clique aqui para acessá-lo.

O artigo intitulado "Colour change and behavioural choice facilitate chameleon prawn camouflage against different seaweed backgrounds", de autoria de pesquisador da UFABC, em parceria com a Universidade de Exeter do Reino Unido, foi publicado online na revista Communications Biology do grupo Nature.

Os camarões-camaleão (Hippolyte varians) são animais extremamente coloridos, exibindo tonalidades variadas de cor homogêneas ou graus distintos de transparência, e são muito comuns associados a várias espécies de algas que ocorrem em poças de maré no Reino Unido. Diferentemente dos camaleões e polvos, os camarões-camaleão levam semanas para mudar de cor, indicando que essa habilidade está relacionada a alterações sazonais na composição do seu ambiente, ao invés de uma adaptação rápida a novos substratos. Entretanto, as poças de maré onde vivem são ambientes muito diversos e coloridos, e dessa forma os camarões selecionam algas que possuem coloração mais próxima a sua para manter sua camuflagem eficiente a curto prazo. Esses resultados demonstram como a mudança de cor e o comportamento combinam para facilitar a camuflagem em ambientes heterogêneos ao longo de diferentes escalas temporais.

Autores: Samuel D. Green, Rafael C. Duarte, Emily Kellet, Natasha Alagaratnam e Martin Stevens.

O artigo está disponível em: https://www.nature.com/articles/s42003-019-0465-8

A pedido da FAPESP, divulgamos aos docentes e demais pesquisadores da UFABC, o Aviso expedido pela Diretoria Administrativa da FAPESP.

O Aviso reforça as orientações para emissão de notas fiscais com recursos concedidos nos Auxílios à Pesquisa, devido ao constante número de irregularidades identificadas na emissão de comprovantes de despesas.

O Aviso está disponível em: www.fapesp.br/prestacaodecontas/emissaonf.pdf

Mais informações estão disponíveis em www.fapesp.br/5835#2.4