13 Setembro/2011

Ciência sem fronteiras na UFABC

A UFABC foi credenciada pelo Governo Federal para participar do programa Ciência sem Fronteiras. Este programa, recentemente lançado pela Presidente Dilma Rousseff, introduz oito (8) modalidades de intercâmbio internacional, das quais duas já se encontram em fase avançada de formalização e implementação: a modalidade Graduação Sanduíche no Exterior (SWG) e a modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE).

As bolsas na modalidade SWG destinam-se aos alunos da graduação, que tenham completado entre 40% e 80% do seu curso, para a realização de estágios no exterior. As bolsas serão custeadas pela CAPES e pelo CNPq. A UFABC recebeu do CNPq uma cota específica de dezoito (18) bolsas. A Pró-Reitoria de Pesquisa, por meio da Coordenação dos Programas de Iniciação Científica, está preparando um edital, nos mesmos moldes dos nossos tradicionais editais de Iniciação Científica, que regulamentará a candidatura e a alocação dessas bolsas. O edital será publicado no site da UFABC, após a aprovação no âmbito institucional. As bolsas CAPES serão coordenadas pela Assessoria de Relações Internacionais, que divulgará em seu site (http://ri.ufabc.edu.br) instruções para a inscrição.

As duas agências de fomento, CNPq e CAPES, ainda devem especificar alguns detalhes da distribuição das bolsas e dos procedimentos exigidos. Na medida em que essas informações forem disponibilizadas, os setores abaixo assinados da UFABC definirão e divulgarão os trâmites internos.

A modalidade SWE está sendo coordenada, na UFABC, pela Pró-reitoria de Pós-Graduação. A modalidade SWE envolve vários tipos de bolsas de doutorado sanduíche, institucionais ou no âmbito de acordos de cooperação internacional. Nesse momento, a UFABC assinou com a Capes um convênio referente ao "Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)", que concede duas cotas de bolsa de doutorado sanduíche para cada programa de pós-graduação com curso de doutorado iniciado até 2010. Cada cota representa 12 meses de estudo, que pode ser utilizada por até três estudantes em um período mínimo de quatro meses. A seleção é feita pelas próprias instituições, com critérios definidos pela Capes.

Assessoria de Relações Internacionais
Coordenação dos Programas de Iniciação Científica