21 Agosto/2017

[5 e 6/10] I Workshop de ACV da UFABC: Visão Social, Ambiental e Econômica e III Workshop de ACV Social

A AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DO CICLO DE VIDA

A UFABC tem como desígnios essenciais o ensino, a pesquisa e a extensão, agregados na formação de cidadãos qualificados para o exercício profissional, social e empenhados na busca de soluções democráticas para os problemas dos segmentos econômico, social e ambiental. Com um projeto acadêmico arrojado e inovador, os alunos ingressam em Bacharelados Interdisciplinares (Ciência e Tecnologia – BC&T ou Ciências e Humanidades – BC&H), podendo ao final desses, optarem por cursos de Engenharias, Bacharelados ou Licenciaturas, como complemento à sua formação acadêmica.

Este evento tem como objetivo a difusão do conceito e discussões sobre a aplicação da técnica de gestão de sustentabilidade denominada Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). O Workshop visa à troca de experiências entre representantes da indústria, governo, academia, institutos de pesquisa e terceiro setor, acerca das tecnologias desenvolvidas sob a perspectiva da Avaliação do Ciclo de Vida. Tem como foco o estímulo à elaboração, consolidação e compartilhamento de Inventários de Ciclo de Vida quer pela indústria, quer pela academia e institutos de pesquisa, estimulando a formação de competências técnicas e acadêmicas transdisciplinares.

A Avaliação de Sustentabilidade do Ciclo de Vida (ACV-Sustentabilidade) é a forma mais abrangente de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), contemplando avaliações sob os três aspectos da Sustentabilidade (ACV ambiental, ACVeconômica e ACV social). Trata-se de uma poderosa ferramenta de avaliação que possibilita às empresas e instituições a organizarem informações e dados sobre os processos produtivos, avaliando todos os potenciais impactos negativos e positivos associados às suas atividades, ao longo dos sucessivos estágios do ciclo de vida.

Para tanto, são inventariados e avaliados os aspectos (ambientais, econômicos e sociais), ao longo dos estágios de extração e consumo de recursos materiais e energéticos, processamento, utilização, manutenção, logística envolvida e as diferentes formas de destinação final dos produtos e serviços, necessários para o atendimento de uma função desejada/requerida pela sociedade.

As emissões para a água, o ar e o solo, resultantes destes produtos/processos, também são identificadas, inventariadas e avaliadas segundo categorias de impacto específicas. Benefícios e aplicações compreendem o diagnóstico de pontos críticos no processo produtivo, decisões estratégicas e de investimento, desenvolvimento de produtos e processos mais sustentáveis, diferenciação de produtos, comunicação com diferentes Instituições e com o Governo, preparação para certificações, melhoria de relacionamento com clientes/consumidores, gerenciamento de sustentabilidade.

A Avaliação Social do Ciclo de Vida (ACV Social) é uma técnica que avalia potenciais impactos sociais e socioeconômicos de um produto ou processo, ao longo de seu ciclo de vida, e os impactos (positivos ou negativos) deles decorrentes (CHHIPI-SHRESTHA et al., 2014).

A Avaliação Ambiental do Ciclo de Vida (ACV Ambiental) é a técnica para avaliação da performance ambiental de produtos ou serviços ao longo do seu ciclo de vida, segundo as Normas ISO 14040/14044:2006. Os aspectos ambientais inventariados são expressos segundo os potenciais impactos deles decorrentes, tais como mudanças climáticas, toxicidade humana e ecotoxicidade, radiação ionizante, depleção dos recursos naturais (o que inclui os recursos água, solo e fontes de energia não renováveis), entre outros.

A Avaliação Econômica do Ciclo de Vida (ACV Econômica) é uma técnica que compila e avalia todos os custos relativos ao ciclo de vida de um produto ou processo, desde as fases de extração de recursos naturais, produção, uso, manutenção e disposição final (UNEP/SETAC, 2009). Pode englobar custos com planejamento, pesquisa e desenvolvimento (P&D), produção, operações (energia e mão de obra), logística, manutenção, rentabilidade e outros.

Mais informações em: http://nucleorevalores.ufabc.edu.br/index.php/eventos/92-workshops-de-acv-da-ufabc-2