Últimas Notícias

 

Os certificados do IX Encontro de Iniciação Científica já encontram-se disponíveis. Clique aqui para acessá-lo.

 

Divulgamos os melhores trabalhos no IX Encontro de Iniciação Científica. Clique aqui para acessá-los.

 

Está aberto o período de inscrições para as instituições públicas interessadas em concorrer ao 8º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública – Prêmio A3P. As inscrições vão de 05 de junho a 16 de dezembro deste ano.

O Prêmio é realizado bienalmente pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P do Ministério do Meio Ambiente. A Agenda objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de responsabilidade socioambiental. Sua adoção demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente.

O Prêmio visa reconhecer o mérito de iniciativas dos órgãos e entidades do setor público que contribuem para a sustentabilidade ambiental das atividades públicas, e estimular a implementação de ações inovadoras de gestão ambiental, que contribuam para a melhoria do ambiente organizacional e do meio ambiente.

A premiação é realizada desde o ano de 2009. A 8ª edição conta com 5 categorias de premiação:

I – Gestão de Resíduos;
II – Uso Sustentável dos Recursos Naturais;
III – Inovação na Gestão Pública;
IV – Destaque da Rede A3P; e
V – Categoria Especial: Combate ao Lixo no Mar.

Podem concorrer nas categorias I, II e III apenas as instituições públicas com Termo de Adesão vigente ao programa A3P. Já a categoria IV é destinada às instituições públicas cadastradas na Rede A3P ou que estejam com o Termo de Adesão à A3P vencido. Finalmente, para a Categoria Especial, qualquer instituição pública pode concorrer independente de possuir Termo de Adesão ou participar da Rede A3P.

A Portaria do 8º Prêmio A3P foi publicada no Diário Oficial da União de 05 de junho de 2019, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Mais informações:
http://a3p.mma.gov.br/8o-premio-a3p/

A Pró-Reitoria de Pesquisa divulga o Edital abaixo:
 
A parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançou o Edital nº 23/2019 para a concessão de até 65 bolsas de doutorado. Publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 05, o documento garante até 84.300 Euros anuais para financiamento das bolsas no exterior.

O Programa CAPES/DAAD apoia a formação de professores e pesquisadores de alto nível estimulando a cooperação acadêmica e o intercâmbio científico entre o Brasil e a Alemanha, contribuindo para a mobilidade entre universidades alemãs e brasileiras.

Das bolsas oferecidas, 30 serão financiadas pela CAPES em todas as áreas do conhecimento. Destas, até 10 irão para Doutorado Pleno, 17 para Doutorado-Sanduíche e três para Doutorado-Sanduíche com Cotutela.

Cronograma
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de dezembro, exclusivamente, pelo formulário online na página do Programa. Os resultados serão divulgados até maio de 2020 e os bolsistas iniciarão suas atividades a partir de outubro do mesmo ano.

Leia a matéria no Portal CAPES

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
 
Pró-Reitoria de Pesquisa
Universidade Federal do ABC
A Pró-Reitoria de Pesquisa reproduz abaixo a notícia da CAPES sobre o 1° Prêmio CAPES Talento Universitário:
 
Estão abertas as inscrições para o 1º Prêmio CAPES Talento Universitário, que busca reconhecer o desempenho dos alunos com elevado grau de desenvolvimento de competências cognitivas. A premiação também pretende subsidiar estudos e pesquisas da CAPES para a formulação de políticas públicas para a educação superior.

Serão premiados 1.000 estudantes da graduação matriculados em instituições de ensino superior públicas, privadas ou militares, que ingressaram em 2019. Cada um dos vencedores receberá R$ 5 mil, totalizando R$ 5 milhões em prêmios.Para participar, o estudante deve ser brasileiro e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 ou 2018. Alunos de todas as áreas do conhecimento podem participar nas modalidades presencial e a distância.

Os interessados devem se inscrever no site do Prêmio (http://talentouniversitario.capes.gov.br) até 12 de novembro de 2019. A todos os participantes, será aplicada uma prova de 80 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais em 08 de dezembro de 2019. As provas serão aplicadas em 60 municípios das 27 unidades da Federação. O resultado será divulgado até 31 de janeiro de 2020.

Confira o edital completo aqui.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Entre em contato

Bloco L - 3° andar

Avenida dos Estados, n° 5001

Sta. Terezinha - Sto. André - SP

CEP: 09210-580

Email: propes@ufabc.edu.br

 

Telefones

Gabinete: 3356-7614

Administrativo: 3356-7620/7618

IC: 3356-7617

CAP: 3356-7615/7616

Propes-SBC: 2320-6150/6151

CEM-SA: 4996-0028

CEM-SBC: 2320-6176

Biotérios: 3356-7511