Últimas Notícias

 

O Simpósio de IC ocorrerá entre 04 e 08 de novembro, no Piso Vermelho do Bloco A.

Os orientadores devem inscrever os alunos até o dia 30 de setembro de 2019 através do link http://ic.ufabc.edu.br/simposios/index.php?conference=EIC&schedConf=9EIC2019, onde consta também a programação.

Além dos alunos dos editais de Iniciação Científica de 2018, alunos de editais anteriores que ainda não tenham apresentado seus trabalhos, assim como os que desenvolveram suas pesquisas sem vínculo com os editais da Pró-Reitoria de Pesquisa poderão participar, sempre inscritos por seus orientadores.

Dúvidas deverão ser encaminhadas à Divisão de Iniciação Científica, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e dos telefones 3356-7617 e 2320-6150.

A Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPes) da Universidade Federal do ABC (UFABC) elaborou este relatório com o objetivo de apresentar à comunidade interna e externa uma visão global do desenvolvimento de pesquisa científica na instituição. São apresentados indicadores de produção científica e bibliográfica desde o início das atividades da UFABC, a fim de oferecer um panorama completo da evolução histórica e do impacto da produção da UFABC na Ciência.

O relatório pode ser acesso pelo link: http://propes.ufabc.edu.br/images/cap/pesquisadores/PRODUCAO-UFABC.pdf ou pelo menu Propes > Publicações > Relatório de Produção Científica.

Informamos que, após consulta ao CNPq referente à suspensão de indicação de bolsistas, recebemos a seguinte resposta:

“Confirmando as declarações realizadas na imprensa em diferentes momentos pelo presidente do CNPq, lamentavelmente este Conselho teve que suspender a indicação de novos bolsistas, em todas as modalidades, a partir da data de 14/08/2019, em virtude da ausência de recursos financeiros. As bolsas atualmente vigentes terão garantia de pagamento apenas até o mês de agosto, cujos valores serão depositados no início de setembro. Também não há possibilidade de realizar a regularização de pagamento para as bolsas que não puderam ser implementadas devido a problemas técnicos nas plataformas de fomento. Estamos trabalhando para reverter a situação, mas não há garantia de que seja possível, nem tampouco indicação de prazo para novo posicionamento.”

A Pró-Reitoria de Pesquisa está em constante contato com o CNPq acompanhando o desdobramento da situação e verificando medidas possíveis a serem adotadas caso esse cenário seja mantido.

Ressaltamos que da cota institucional UFABC, apenas uma bolsa PIBIC não foi implementada até 14/08, devido a problemas técnicos na Plataforma Lattes.

Com assinatura de um Acordo de Cooperação nesta quarta-feira, 7, durante solenidade na sede da CAPES, as instituições que compõem o Conecti Brasil, o Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, oficializaram o lançamento do Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação que vem unificar e padronizar os dados da pesquisa, facilitando o processo e a transparência dos envolvidos. O objetivo é garantir a oferta de serviços digitais a todo o ambiente de pesquisa, passando por universidades e financiadores, que produzam e compartilhem dados. Estão envolvidos pesquisadores, professores, instituições e agências de fomento. Produtos científicos, como teses, dissertações, livros e artigos, projetos, eventos e prêmios também compõem esse universo de informações.

A ideia do consórcio nasceu em 2018 quando seis instituições formaram uma parceria para contratação dos serviços de identificador digital de pesquisadores (ORCID - Open Researcher and Contributor ID), em escala nacional. Integram o Conecti a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

No âmbito do CNPq, essa é uma das iniciativas que buscam aprimoramento e modernização da Plataforma Lattes por meio da oferta de novos serviços e parcerias e integração de dados com outras agências e surge em um momento histórico, no mês em que a Plataforma completa 20 anos de criação. Considerada uma das iniciativas mais importantes do CNPq, a Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação. Uma premissa de seu funcionamento, a disponibilização pública dos dados da Plataforma na Internet permite maior transparência e mais confiabilidade das informações registradas, por meio do controle social. Além disso, a Plataforma Lattes tem também o importante papel de preservar a memória da atividade de pesquisa no país.

Leia mais:
http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/7324108
http://capes.gov.br/36-noticias/9764-instituicoes-oficializam-lancamento-do-conecti

 Divulgamos abaixo as chamadas públicas do CNPq que se encontram com inscrições abertas em Agosto de 2019.

Entre em contato

Bloco L - 3° andar

Avenida dos Estados, n° 5001

Sta. Terezinha - Sto. André - SP

CEP: 09210-580

Email: propes@ufabc.edu.br

 

Telefones

Gabinete: 3356-7614

Administrativo: 3356-7620/7618

IC: 3356-7617

CAP: 3356-7615/7616

Propes-SBC: 2320-6150/6151

CEM-SA: 4996-0028

CEM-SBC: 2320-6176

Biotérios: 3356-7511