Últimas Notícias

A pesquisa é, sem dúvida alguma, um dos carros-chefe da UFABC. Seu protagonismo é transversal, indispensável e, de inúmeras formas, evidente no cotidiano da Universidade. Reiterando o reconhecimento dessa atividade à instituição, nos últimos dias, o nosso Conselho Universitário (ConsUni), aprovou a criação da Comissão de Pesquisa da UFABC (CoPes).

A CoPes foi concebida como um órgão consultivo e deliberativo, que atuará em nossa Universidade em caráter permanente. O encaminhamento da proposta é resultado de esforços conjuntos da gestão, envolvendo, sobretudo, a Pró-reitoria de Pesquisa e, também, fruto das pertinentes sugestões levantadas pelo próprio ConsUni.

Reforçando os princípios norteadores da instituição - interdisciplinaridade, excelência e inclusão social – a referida comissão atuará no sentido de aprimorar as políticas e fluxos relacionados à pesquisa em nossa Universidade, atribuindo caráter plural e transparente às tomadas de decisões e possibilitando discussões mais ricas e encaminhamentos mais maduros às instâncias superiores da UFABC. 

Caberá à CoPes, por exemplo, discutir diretrizes para gestão de espaços de pesquisa, ações para sustentabilidade da infraestrutura de pesquisa, prioridades em casos de editais institucionais, dentre outros assuntos. De acordo com nossa pró-reitora de pesquisa, Sônia Malmonge, “quanto mais trabalharmos pautados em discussões amplas, horizontais e embasadas nos diferentes olhares e pontos de vista, mais eficientes serão os encaminhamentos e ações voltadas à pesquisa na UFABC”.

A composição da Comissão de Pesquisa da UFABC integrará ensino, pesquisa e extensão, contando com representantes docentes, técnicos administrativos de diversas áreas e, ainda, discentes da graduação e da pós-graduação. A expectativa é que a atuação da CoPes seja iniciada até meados de maio, a depender da aprovação de seu regimento junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFABC.

Para além das melhorias dos fluxos internos, a criação da Comissão de Pesquisa da UFABC representa, também, um importantíssimo contraponto aos recentes ataques que a ciência brasileira vem sofrendo, justamente por vislumbrar, prioritariamente, o cultivo da atitude científica, tão indispensável ao desenvolvimento de nossa sociedade.

O VII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga é uma iniciativa da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federa de São Paulo - IFSP câmpus Itapetininga.

 

O VII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga é um evento científico de natureza multidisiciplinar que congrega todas as áreas de conhecimento, com ênfase em ciência, tecnologia e inovação.

 

O evento contará com a apresentação de trabalhos na forma oral.

 

As apresentações dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão apresentados nos dias 14, 15 e 16 de maio no período da tarde nas instalações do IFSP câmpus Itapetininga.

 

Cada resumo pode ter no máximo 4 autores, incluindo o professor orientador

 

Além disso, foi constituída uma Comissão para Avaliação dos melhores trabalhos do evento que serão divididos em três grandes áreas de conhecimento:

 

1) Ciências Humanas e Sociais

2) Ciências Exatas e da Saúde

3) Engenharias

 

Em cada área a Comissão irá premiar os três melhores trabalhos, com emissão de certificado de melhor trabalho. Todos os trabalhos indicados para premiação serão alocados num único dia de apresentação (15 de maio).

 

DATAS IMPORTANTES:

Inscrição de trabalhos: até 14 de abril

Avaliação dos resumos: 15 a 30 de abril

Divulgação dos trabalhos aprovados - 03 de maio

Apresentação dos trabalhos – 14, 15 e 16 de maio

 

ÁREAS TEMÁTICAS DO EVENTO

Ciências Agrárias

Ciências Biológicas

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Ciências Sociais Aplicadas

Engenharias 

 

VALOR DA INSCRIÇÃO

2kg de alimentos não perecível. Os produtos arrecadados com as inscrições serão doados para instituição filantrópica da cidade de Itapetininga. Os alimentos deverão ser entregues pelos participantes no dia de sua apresentação.

 

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS

 

Os trabalhos apresentados pelos alunos durante o VII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga serão publicados na forma online no Portal de Eventos do IFSP Itapetininga. A emissão do certificado de apresentação de trabalhos e a publicação do resumo nos Anais do evento só será feita para quem efetivamente apresentar o trabalho.


Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento

https://eventos.itp.ifsp.edu.br/index.php/VII_IC/VII_IC

A FAPESP e a IBM apoiarão a criação de um Centro de Inteligência Artificial (IA), dentro do programa de Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) da FAPESP. O novo Centro deverá desenvolver pesquisa disruptiva, com potencial para promover mudanças de paradigma na área de IA. A componente básica do programa de pesquisa deverá aprofundar conhecimentos, enquanto a componente aplicada estará voltada para avanços que beneficiem o setor industrial.

O Centro de IA IBM-FAPESP fará parte da IBM AI Horizons Network e será a primeira instituição de pesquisa da rede na América Latina.

Está aberta a Chamada de Propostas para constituição do Centro. Serão recebidas propostas encaminhadas por um grupo de pesquisa ou por um consórcio de grupos liderado por um grupo de uma universidade ou instituto de pesquisa do Estado de São Paulo.

A Chamada contempla projetos em todo o espectro de conhecimento da IA. A componente aplicada da pesquisa deverá dirigir-se aos seguintes segmentos de mercado: recursos naturais (óleo e gás, mineração), agronegócio (inclusive genômica e biotecnologia), meio ambiente e setor financeiro. O Centro também poderá desenvolver estudos que explorem as implicações socioeconômicas da IA nesses segmentos.

A atividade do Centro de IA estará centrada em sua pesquisa. Para isso, ele deverá contar com uma equipe adequadamente dimensionada e capacitada para desenvolver pesquisa internacionalmente competitiva, tomados como referência os padrões de excelência global.

O Centro deverá desenvolver projetos em parceria com agências governamentais ou não governamentais e propiciar a formação de pequenas empresas que convertam os resultados das pesquisas em produtos ou serviços. Adicionalmente, ele deverá interagir com o sistema de ensino, especialmente nos níveis fundamental e médio. Para isso, o Centro de IA poderá explorar o Programa Melhoria do Ensino Público da FAPESP.

A apresentação das propostas será feita exclusivamente por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP pelo Pesquisador Responsável. A data final para submissão de propostas à FAPESP é 15 de abril de 2019. Na primeira quinzena de março, IBM e FAPESP promoverão reunião de trabalho para apresentação de temas e esclarecimento de dúvidas.

As instruções específicas aos pesquisadores do Estado de São Paulo podem ser encontradas em www.fapesp.br/12504

Convidamos à todos para a Palestra do Prof. Marek Szostak da Poznan University.

Data e hora: 19/02/2019 às 10h00

Local: Bloco B, Auditório 801.

Tema: Apresentação da Universidade de Tecnologia de Poznan e tópicos de pesquisa no Laboratório de Processamento de Polímeros na Faculdade de Engenharia Mecânica.

Os alunos bolsistas do PIC, PDPD, PIBIC-Jr. e PDPD-AF que queiram Informe de Rendimentos - Ano-Base 2018, enviar ao email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. as informações abaixo:

  • Nome completo
  • RA
  • CPF

 

Lembramos que os orientadores com alunos bolsistas participantes dos programas PIC, PIBIC, PIBITI, PIBIC-AF, PDPD, PIBIC-Jr e PDPD Ações Afirmativas (Editais 01/2018, 02/2018, 03/2018 e PDPD-AF) devem submeter o relatório parcial até o dia 28 de fevereiro.

 

No caso de IC voluntária é necessário enviar apenas o relatório final, conforme editais.

 

O relatório (contendo as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto e avaliação do orientador sobre o aproveitamento do aluno) deve ser enviado como nova submissão no sistema.

 

A submissão deve ser efetuada através de um dos links abaixo, de acordo com o edital onde o projeto foi inscrito.

 

Edital 01/2018 (PIC, PIBIC, PIBITI, PIBIC-AF):

http://ic.ufabc.edu.br/Submissoes/index.php/012018RP

 

Edital 02/2018 (PDPD):

http://ic.ufabc.edu.br/Submissoes/index.php/022018RP

 

Edital 03/2018 (PIBIC-Jr):

http://ic.ufabc.edu.br/Submissoes/index.php/032018RP

 

Edital PDPD-Ações Afirmativas:

http://ic.ufabc.edu.br/Submissoes/index.php/AF2018RP

 

Entre em contato

Bloco L - 3° andar

Avenida dos Estados, n° 5001

Sta. Terezinha - Sto. André - SP

CEP: 09210-580

Email: propes@ufabc.edu.br

 

Telefones

Gabinete: 3356-7614

Administrativo: 3356-7620/7618

IC: 3356-7617

CAP: 3356-7615/7616

Propes-SBC: 2320-6150/6151

CEM-SA: 4996-0028

CEM-SBC: 2320-6176

Biotérios: 3356-7511