Ciência Aberta - Repositórios Institucionais da UFABC

Ciência aberta (open science) é a expressão adotada quando se trata de geração, acesso e uso de grandes volumes de dados. Ela tem sido abordada como um novo paradigma para a ciência, norteando ações que visam racionalizar recursos e contribuir para a transparência, visibilidade e otimização da produção científica, por meio do reúso de conjuntos de dados e a possibilidade de novas análises e abordagens (PesquisABC · nº 22· Novembro 2018). Prescreve assim um conjunto novo de boas práticas em pesquisa.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC (2013-2022), destaca a importância da implantação de repositórios como ferramentas estratégicas para aumentar a visibilidade dos resultados alcançados pela Universidade e como meio de acesso à informação científica.

Nesse contexto, a UFABC vem estudando o assunto desde 2017 (Portaria da Reitoria nº 421, de 12 de dezembro de 2017 e Portaria da Reitoria nº 403, de 04 de novembro de 2019). Os esforços realizados até então irão culminar em uma Política de Ciência Aberta Institucional a ser discutida e aprovada nos próximos meses.

Um dos principais pilares dessa política busca viabilizar a disponibilização da produção científica e dados de pesquisa, em repositórios digitais públicos. Neste quesito, a UFABC já disponibiliza dois importantes repositórios Institucionais:

DSpace (RI-UFABC)

Trata-se de uma plataforma institucional utilizada para coletar, armazenar, organizar, preservar e disponibilizar, de forma não exclusiva, a produção de conhecimento desenvolvida pela comunidade acadêmica da UFABC constituída por docentes, servidores técnico-administrativos e discentes (orientados por docentes com vínculo ativo com a instituição) e compreende documentos como artigos, teses, dissertações, trabalhos apresentados em eventos, capítulos de livro, etc.

Acesso - http://dspace.ufabc.int.br/ (Acessível apenas dentro da UFABC ou com uso de VPN)

 

Dataverse (RDP-UFABC)

O Repositório de Dados de Pesquisa (RDP-UFABC) é a plataforma institucional utilizada para coletar, armazenar, organizar, preservar e disponibilizar os dados de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores da UFABC, conforme níveis de acesso e grau de sigilo previamente definidos pelo pesquisador e compreende documentos como imagens, resultados de experimentos, áudios, estatísticas, tabelas, algoritmos, simulações, transcrições de entrevista, etc., que permitem o uso e o reuso dos dados a longo prazo.

Acesso – http://dataverse.ufabc.edu.br/

Vale destacar que este repositório já está em uso e, recentemente foi vinculado ao metabuscador da FAPESP (http://metabuscador.sc.usp.br/) onde assim, os metadados depositados no RDP-UFABC serão automaticamente disponibilizados pelo metabuscador da agência de fomento.

Atualmente, a UFABC está buscando viabilizar o servidor de DOIs para facilitar o acesso.


Quer conhecer mais sobre o assunto Ciência Aberta? Consulte os links abaixo

Em caso de dúvidas, enviar email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Entre em contato

Bloco L - 3° andar

Avenida dos Estados, n° 5001

Sta. Terezinha - Sto. André - SP

CEP: 09210-580

Email: propes@ufabc.edu.br

 

Telefones

Gabinete: 3356-7614

Administrativo: 3356-7620/7618

IC: 3356-7617

CAP: 3356-7615/7616

Propes-SBC: 2320-6150/6151

CEM-SA: 4996-0028

CEM-SBC: 2320-6176

Biotérios: 3356-7511