Bolsas TATP
Objetivos & Definições
A concessão de bolsas na modalidade de Treinamento e Apoio Técnico em Pesquisa (TATP) no âmbito da UFABC tem como objetivos formar recursos humanos para atuação em pesquisa e capacitar pesquisadores para apoio técnico a atividades de pesquisa.
As bolsas TATP são uma opção institucional para obtenção de apoio técnico ou administrativo a atividades a serem desenvolvidas no âmbito dos núcleos estratégicos de pesquisa ou das unidades administrativas da UFABC que atuem com pesquisa, de acordo com um plano de trabalho a ser definido pelo interessado na concessão.
Bolsas TATP não são um programa regular. Trata-se de uma modalidade de bolsa com maior flexibilidade, cuja concessão depende de disponibilidade orçamentária e financeira da área concedente, que, em geral, são as grandes áreas da instituição (Reitoria, Pró-Reitorias, Centros).
Havendo disponibilidade orçamentária, a Propes efetua a operacionalização do pagamento mensal do benefício.
Os editais são elaborados pela Propes em conjunto com o interessado pela concessão das bolsas.
Como solicitar novo edital
Passo a passo para a solicitação de novo edital de concessão de bolsa TATP:
1. O interessado entra em contato com a Propes: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
2. Na mensagem, o interessado informa:
a) origem do recurso (área da UFABC com orçamento para a concessão da bolsa);
b) valor total do recurso;
c) quantidade, valor e vigência das bolsas;
d) carga horária do bolsista (no mínimo 10h, no máximo 20h semanais).
3. A Propes retornará o contato, fornecendo um modelo de edital e exemplo de plano de trabalho a ser preenchido/alterado pelo interessado pela concessão.
4. Após receber o modelo, o interessado prepara a minuta do edital e a envia para a Propes. A minuta do edital deverá conter:
a) público-alvo, ou seja, o perfil dos candidatos (ex.: discentes da UFABC, discentes externos, TA’s);
b) requisitos básicos e/ou específicos para a candidatura;
c) critérios de seleção e de desempate;
d) cronograma (Obs.: o cronograma sugerido poderá ser ajustado pela Propes);
e) vigência das bolsas;
f) plano de trabalho.
5. A finalização e a publicação do edital são feitos pela Propes de acordo com o cronograma. A Propes também realiza a divulgação do edital em seu site e nas listas protegidas de e-mails.
6. A Propes recebe e organiza a documentação dos candidatos, repassando para análise do interessado, que poderá então deferir ou indeferir os pedidos de inscrição segundo a conformidade dos doscumentos aos termos do edital.
7. O processo seletivo (análise de documentação, realização de entrevistas, atribuição de notas) é realizado sob a responsabilidade do interessado.
8. A Propes realiza a divulgação de todos os resultados e outras informações relevantes referentes ao processo seletivo, até que ocorra sua finalização.
Editais anteriores e em andamento
Núcleos Estratégicos de Pesquisa
Base Legal
Os editais para concessão de bolsas TATP se embasam nas seguintes resoluções:
Resolução Consuni nº 212, de 07 de junho de 2021; e
Resolução Copes nº 03, de 21 de dezembro de 2023.
Redes Sociais