Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Importações via Correios

Orientações para uso do Importa Fácil Ciência

O Programa Importa Fácil Ciência é destinado a cientistas, pesquisadores e instituições de pesquisa credenciados no CNPq que necessitem importar máquinas, equipamentos, insumos, aparelhos e instrumentos, bem como partes e peças de reposição, acessórios, matérias-primas e produtos intermediários, destinados à pesquisa científica e tecnológica.

O Importa Fácil Ciência é um serviço prestado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), criado em 2004, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria da Receita Federal, e com o Ministério da Indústria e Comércio, por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O objetivo do programa é facilitar a importação de produtos e equipamentos destinados a pesquisas científicas e tecnológicas no Brasil, simplificando o desembaraço aduaneiro e propiciando a isenção de impostos federais (Imposto de importação, IPI, PIS e COFINS).

Por meio do serviço, também é possível solicitar a liberação/isenção do recolhimento do ICMS, imposto estadual, junto à Secretaria da Fazendo do Estado (SEFAZ) onde a instituição de pesquisa está situada.

No link abaixo, Proad e Propes disponibilizam um manual de uso do sistema Importa Fácil Ciência. O manual traz o passo a passo para a importação de produtos/equipamentos destinados à pesquisa, e visa esclarecer eventuais dúvidas, detalhando tópicos que vão desde o cadastramento do importador até a chegada do produto ao pesquisador.

CLIQUE AQUI para acessar o Manual de uso do Importa Fácil Ciência

Registrado em: Manuais
Fim do conteúdo da página