Página inicial > Notícias > CCM Convida: 3CGo (evento inaugural do II Congresso de Computação Científica)

Artigo de autoria de pesquisador da UFABC em parceria com a Universidade de Exeter do Reino Unido foi publicado na revista Communications Biology do grupo Nature

Publicado: Segunda, 15 Julho 2019 14:41

O artigo intitulado "Colour change and behavioural choice facilitate chameleon prawn camouflage against different seaweed backgrounds", de autoria de pesquisador da UFABC, em parceria com a Universidade de Exeter do Reino Unido, foi publicado online na revista Communications Biology do grupo Nature.

Os camarões-camaleão (Hippolyte varians) são animais extremamente coloridos, exibindo tonalidades variadas de cor homogêneas ou graus distintos de transparência, e são muito comuns associados a várias espécies de algas que ocorrem em poças de maré no Reino Unido. Diferentemente dos camaleões e polvos, os camarões-camaleão levam semanas para mudar de cor, indicando que essa habilidade está relacionada a alterações sazonais na composição do seu ambiente, ao invés de uma adaptação rápida a novos substratos. Entretanto, as poças de maré onde vivem são ambientes muito diversos e coloridos, e dessa forma os camarões selecionam algas que possuem coloração mais próxima a sua para manter sua camuflagem eficiente a curto prazo. Esses resultados demonstram como a mudança de cor e o comportamento combinam para facilitar a camuflagem em ambientes heterogêneos ao longo de diferentes escalas temporais.

Autores: Samuel D. Green, Rafael C. Duarte, Emily Kellet, Natasha Alagaratnam e Martin Stevens.

O artigo está disponível em: https://www.nature.com/articles/s42003-019-0465-8