Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Carta à comunidade sobre medidas emergenciais / COVID-19 [FAPESP]
Início do conteúdo da página

Carta à comunidade sobre medidas emergenciais / COVID-19 [FAPESP]

Publicado: Sexta, 29 Mai 2020 20:06

Transcrevemos abaixo o comunicado do diretor científico da FAPESP, Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello, acerda das medidas emergenciais em tempos de COVID-19:

Aviso DC n. 01/2020

Carta à comunidade sobre medidas emergenciais/ COVID-19

A crise econômica causada pela pandemia de COVID-19 e suas inevitáveis consequências para a arrecadação tributária do Estado de São Paulo afetarão a situação orçamentária da FAPESP em proporções ainda imprevisíveis.

Uma das cláusulas pétreas que pautam as ações da FAPESP é o respeito aos compromissos financeiros de curto, médio e longo prazos que assume ao conceder auxílios e bolsas. Esses compromissos representam parte significativa de seus desembolsos mensais. Para garantir que continuem a ser respeitados, a FAPESP vê-se obrigada a estabelecer, em caráter emergencial e provisório, tetos mensais para novas concessões de auxílios e bolsas, passíveis de serem revistos conforme a evolução da crise.

A fim de que as restrições orçamentárias tenham o menor impacto possível na continuidade e qualidade das atividades de pesquisa em São Paulo, a Diretoria Científica da FAPESP definiu um conjunto de medidas emergenciais a serem adotadas no que concerne à sistemática de análise das solicitações de bolsas e auxílios.

A exemplo do que já vem ocorrendo nas linhas de Bolsas de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado, após emissão de pareceres de mérito pela assessoria ad hoc, as solicitações nas linhas de Auxílio à Pesquisa-Regular, Auxílio à Pesquisa-Projeto Temático e Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador serão, no âmbito de cada área do conhecimento, analisadas conjuntamente pelas Coordenações, em reuniões colegiadas bimestrais. As reuniões relativas a auxílios e as relativas a bolsas serão realizadas em meses alternados.

A experiência de análise conjunta de grande número de solicitações mostra que os procedimentos a serem adotados propiciam que a elas se apliquem, da maneira mais homogênea e equitativa possível, os padrões de excelência perseguidos pela FAPESP.

Tendo em vista ser imprevisível a duração e natureza das medidas de restrição a viagens atualmente em vigor, a FAPESP devolverá as solicitações de bolsas e auxílios (submetidas e não habilitadas) e cancelará as que se encontram em fase de análise, que envolvam, como itens essenciais, o apoio à realização de viagens. Se for do interesse dos solicitantes, elas poderão ser reapresentadas, no momento em que voltarem a ser viáveis viagens e encontros presenciais de pesquisadores.

A FAPESP conta com a compreensão da comunidade de pesquisa em relação à obrigatoriedade da aplicação dessas medidas. No entanto, a adoção dessas medidas é indispensável para a preservação da saúde financeira da FAPESP e, consequentemente, para a continuidade de sua atuação em prol do desenvolvimento da pesquisa no Estado de São Paulo.

São Paulo, 26 de maio de 2020

Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello
Diretor Científico

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página