Página inicial > Notícias

[CNPq] CONECTI integra dados nacionais de educação, ciência, tecnologia e inovação

Publicado: Quinta, 08 Agosto 2019 09:21

Com assinatura de um Acordo de Cooperação nesta quarta-feira, 7, durante solenidade na sede da CAPES, as instituições que compõem o Conecti Brasil, o Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, oficializaram o lançamento do Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação que vem unificar e padronizar os dados da pesquisa, facilitando o processo e a transparência dos envolvidos. O objetivo é garantir a oferta de serviços digitais a todo o ambiente de pesquisa, passando por universidades e financiadores, que produzam e compartilhem dados. Estão envolvidos pesquisadores, professores, instituições e agências de fomento. Produtos científicos, como teses, dissertações, livros e artigos, projetos, eventos e prêmios também compõem esse universo de informações.

A ideia do consórcio nasceu em 2018 quando seis instituições formaram uma parceria para contratação dos serviços de identificador digital de pesquisadores (ORCID - Open Researcher and Contributor ID), em escala nacional. Integram o Conecti a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

No âmbito do CNPq, essa é uma das iniciativas que buscam aprimoramento e modernização da Plataforma Lattes por meio da oferta de novos serviços e parcerias e integração de dados com outras agências e surge em um momento histórico, no mês em que a Plataforma completa 20 anos de criação. Considerada uma das iniciativas mais importantes do CNPq, a Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação. Uma premissa de seu funcionamento, a disponibilização pública dos dados da Plataforma na Internet permite maior transparência e mais confiabilidade das informações registradas, por meio do controle social. Além disso, a Plataforma Lattes tem também o importante papel de preservar a memória da atividade de pesquisa no país.