Página inicial > Notícias > [Divulgação] FAPESP e IBM selecionam propostas para Centro de Inteligência Artificial

Publicado: Quinta, 14 Fevereiro 2019 16:10

A FAPESP e a IBM apoiarão a criação de um Centro de Inteligência Artificial (IA), dentro do programa de Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) da FAPESP. O novo Centro deverá desenvolver pesquisa disruptiva, com potencial para promover mudanças de paradigma na área de IA. A componente básica do programa de pesquisa deverá aprofundar conhecimentos, enquanto a componente aplicada estará voltada para avanços que beneficiem o setor industrial.

O Centro de IA IBM-FAPESP fará parte da IBM AI Horizons Network e será a primeira instituição de pesquisa da rede na América Latina.

Está aberta a Chamada de Propostas para constituição do Centro. Serão recebidas propostas encaminhadas por um grupo de pesquisa ou por um consórcio de grupos liderado por um grupo de uma universidade ou instituto de pesquisa do Estado de São Paulo.

A Chamada contempla projetos em todo o espectro de conhecimento da IA. A componente aplicada da pesquisa deverá dirigir-se aos seguintes segmentos de mercado: recursos naturais (óleo e gás, mineração), agronegócio (inclusive genômica e biotecnologia), meio ambiente e setor financeiro. O Centro também poderá desenvolver estudos que explorem as implicações socioeconômicas da IA nesses segmentos.

A atividade do Centro de IA estará centrada em sua pesquisa. Para isso, ele deverá contar com uma equipe adequadamente dimensionada e capacitada para desenvolver pesquisa internacionalmente competitiva, tomados como referência os padrões de excelência global.

O Centro deverá desenvolver projetos em parceria com agências governamentais ou não governamentais e propiciar a formação de pequenas empresas que convertam os resultados das pesquisas em produtos ou serviços. Adicionalmente, ele deverá interagir com o sistema de ensino, especialmente nos níveis fundamental e médio. Para isso, o Centro de IA poderá explorar o Programa Melhoria do Ensino Público da FAPESP.

A apresentação das propostas será feita exclusivamente por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP pelo Pesquisador Responsável. A data final para submissão de propostas à FAPESP é 15 de abril de 2019. Na primeira quinzena de março, IBM e FAPESP promoverão reunião de trabalho para apresentação de temas e esclarecimento de dúvidas.

As instruções específicas aos pesquisadores do Estado de São Paulo podem ser encontradas em www.fapesp.br/12504