Página inicial > Notícias > Comunicado referente às bolsas CNPq

UFABC oferece bolsas de Iniciação Científica para medalhistas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas

Publicado: Quarta, 28 Janeiro 2015 10:33

UFABC recebe medalhistas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para desenvolverem Iniciação Científica no Programa PICME/CNPq.

Estes são os primeiros alunos do programa na Instituição e entre os 13 inscritos 11 são alunos da UFABC. Este programa é uma parceria do Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA com o CNPq (IC) e a CAPES (mestrado) para concederem bolsas aos alunos medalhistas da OBMEP e OBM. A Propes/CPIC em conjunto com a Pós-graduação em Matemática cadastrou a UFABC neste programa para viabilizar a concessão destas bolsas na Instituição. Vale destacar que estes medalhistas automaticamente receberão bolsas de IC do CNPq sem que estas sejam descontadas da cota institucional PIBIC.

Este programa tem como objetivo propiciar aos participantes uma sólida formação em Matemática. Tal formação visa as seguintes metas:
1. Preparar alunos para o ingresso e conclusão do mestrado em Matemática.
2. Formar profissionais com maior conhecimento de matemática avançada.
3. Preparar profissionais que possam trabalhar na interface de suas
áreas com a Matemática.