Página inicial > Notícias > V Mostra Científica de Robótica do IFSP Itapetininga - inscrições até o dia 23 de junho

Publicado: Segunda, 20 Mai 2019 11:57

A V Mostra Científica de Robótica do IFSP Itapetininga é uma iniciativa da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Coordenação de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) câmpus Itapetininga em parceria com o Grupo de Robótica do câmpus.

Trata-se de um evento científico que visa despertar o interesse científico pela robótica em alunos do ensino médio e técnico da rede pública e privada e alunos de graduação de universidades públicas e privadas.

O Evento acontecerá no dia 20 de agosto de 2019, das 13:30h às 17:30h, no IFSP Câmpus Itapetininga, situado na Avenida João Olímpio de Oliveira, 15561, Itapetininga, SP.

A V MOSTRA CIENTÍFICA DE ROBÓTICA DO IFSP ITAPETININGA será composta por duas competições, ocorridas concomitantemente, a saber: i) Mostra Científica de Robótica, onde os projetos desenvolvidos pelos alunos, serão apresentados de maneira escrita, em forma de trabalho completo e oral (apenas para trabalhos indicados para premiação dos melhores trabalhos) e em forma de pôster para os demais trabalhos escolhidos pela comissão científica do evento, e ii) Competição de Sumô de Robô.

A participação como visitante no Evento é livre de quaisquer taxas. A visitação do Evento pela Comunidade é livre.

Regulamento da V Mostra Científica de Robótica do IFSP Itapetininga

Podem participar da V Mostra Científica de Robótica do IFSP Itapetininga estudantes, regularmente matriculados, na rede pública e privada do Ensino Médio (regular e técnico) e da educação superior.

Serão aceitas inscrições de trabalhos sobre a temática da robótica, planejados e desenvolvidos por estudantes, sob a orientação obrigatória de professor/orientador.

A submissão dos trabalhos para a Mostra Científica é gratuita e deverá ser realizada até 23 de junho de 2019, às 23 horas e 59 minutos, realizada exclusivamente em formato eletrônico por meio do site: https://eventos.itp.ifsp.edu.br/index.php/I_ROBOTICA/V_ROBOTICA

Valor da inscrição

2kg de alimentos não perecível. Os produtos arrecadados com as inscrições serão doados para instituição filantrópica da cidade de Itapetininga. Os alimentos deverão ser entregues pelos participantes no dia 20 de agosto.

Cronograma:

Inscrições das equipes: até 23 de junho de 2019.

Resultado dos trabalhos selecionados: até 22 de julho de 2019.

Data da competição: 20 de agosto de 2019

Não serão aceitas inscrições após a data final de envio de trabalhos.

Cada trabalho poderá ter a participação de no máximo três (3) alunos e um (1) professor/orientador.

Cada discente poderá submeter e participar de apenas um (1) trabalho em cada competição.

Podem ser feitas inscrições em três categorias descritas abaixo:

• Ø Categoria 1: destinada aos alunos regularmente matriculados nos cursos médios e técnicos;
  • Ø Categoria 2: destinada aos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação.
  • Ø Categoria 3: Meninas nas Ciências

A participação dos estudantes com apresentação de trabalho na Mostra Científica é condicionada à aprovação de inscrição de trabalho escrito.

Será constituída uma Comissão Científica para avaliação dos melhores trabalhos da Mostra que serão divididos em três categorias:

• Ø Categoria 2: destinada aos alunos regularmente matriculados em nos cursos de graduação.
  • Ø Categoria 3: Meninas nas Ciências

O trabalho escrito deve seguir o modelo e conter as seguintes informações:

i) Informações sobre os participantes (estudantes, orientador, coorientador);

ii) Título do projeto;

iii) Categoria do projeto;

iv) Trabalho Completo contendo resumo do trabalho (máximo 250 palavras), três palavras-chaves separadas por vírgulas, justificativa, fundamentação teórica, objetivos, material e métodos, resultados, conclusões e referências bibliográficas, entre 2 a 3 páginas, incluindo figuras e tabelas.

Trabalhos que possuírem conteúdos plagiados ou copiados sem as devidas referências, bem como em desacordo com estas regras e documentação solicitada serão desclassificados.

Para análise e avaliação dos trabalhos enviados para a Mostra Científica será formada uma Comissão Científica constituída por professores e pesquisadores da área de Robótica.

Após o fim do prazo de envio de trabalhos a Comissão Científica da Mostra fará a análise dos trabalhos escritos segundo os critérios:

Ø Organização sequencial do trabalho

Ø Clareza do trabalho

Ø Clareza dos objetivos

Ø Justificativa do trabalho

Ø Fundamentação teórica

Ø Material utilizado

Ø Metodologia

Ø Resultados obtidos

Ø Relevância e contribuição acadêmica

Ø Criatividade/Inovação

Ø Profundidade do tema

Ø Referências bibliográficas

A Comissão Científica será responsável pela seleção dos trabalhos que serão indicados para premiação nas três categorias e os demais trabalhos que serão apresentados sob a forma de pôster na Mostra Científica.

Os projetos selecionados para a fase de apresentação oral serão divulgados na página oficial do Evento (https://eventos.itp.ifsp.edu.br/index.php/I_ROBOTICA/V_ROBOTICA).