Página inicial > Oportunidades > Divulgação de projeto de IC II

Publicado: Terça, 23 Mai 2023 15:54

Local: Universidade Federal do ABC

Bolsa PIC/PIBIC: R$ 700,00

Projeto: ANÁLISE DE SISTEMA DE SECAGEM DE GRÃOS USANDO DE AQUECIMENTO DE AR A PARTIR DE DE ENERGIA SOLAR.

Pré-requisitos: ser aluno (a) da UFABC.

Entrar em contato com o orientador até: 26/05/2023

Resumo do projeto: a secagem é uma etapa importante para a conservação de grãos que consiste na retirada da água até o nível que permita o armazenamento por determinados períodos. O momento ideal para a colheita de grãos é quando atingem o ponto de maturidade fisiológica, por apresentarem maior massa de matéria seca e qualidade, mas os grãos podem apresentar, dependendo da espécie, umidade entre 30 à 40%. Esse nível de umidade pode gerar problemas nos equipamentos que irão trabalhar com os grãos assim como a possibilidade do desenvolvimento de fungos, prejudicando a qualidade dos grãos. Desta forma estudos vêm sendo realizados para realização da secagem destes materiais, o mais próximo possível do local onde são colhidos. Existem vários sistemas utilizados para secagem de grãos que utilizam várias formas de energia para secagem, sendo que neste trabalho destaca-se o uso da energia solar para aquecimento do ar a ser utilizado na secagem dos grãos.  Existem vários trabalhos de secagem utilizando sistema de aquecimento a partir de energia solar, desta forma, este trabalho tem como objetivos: realizar revisão bibliográfica para identificar os principais parâmetros que devem ser analisados para escolha e modelagem de um sistema de secagem; analisar os principais parâmetros necessários para a modelagem de um sistema de secagem utilizando energia solar como fonte energética; realizar modelo visando identificar as melhores condições de operação do sistema para a secagem de um tipo de grão a ser definido a partir dos estudos realizados.

Registrado em: Oportunidades

Como divulgar oportunidades de bolsas na UFABC

Para as divulgações de oportunidades de bolsas no site da ProPes, é necessário que o interessado envie para o e-mail propes@ufabc.edu.br as seguintes informações:

• link da publicação do(s) edital(is);
  • link para a chamada no site da agência de fomento que está ofertando as bolsas (quando for o caso);
  • data limite para inscrições;
  • Título, coordenador e resumo do projeto ao qual as bolsas estão atreladas.